Postado em 30 de Agosto de 2022 às 09h22

Programa Saúde da Mulher Rural reúne 200 participantes em Imaruí

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Estimular o cuidado à saúde, qualidade de vida e autoestima do público feminino do campo foi o foco do Programa Saúde da Mulher Rural, promovido de forma gratuita na última semana no município de Imaruí, sul catarinense. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e contou com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município.
O evento reuniu cerca de 200 mulheres e oportunizou realizar 150 exames Papanicolau, além de verificação de sinais vitais e serviços de beleza como cortes de cabelo. Também ocorreram palestras sobre “Violência contra a mulher” com a cabo Marcia Helena da Rede Catarina, sobre “Saúde da mulher” com Maricélia Palavro e sobre “Comunicação e relacionamento interpessoal” com a psicóloga Laisa Bittencourt.
A programação contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, do presidente do Sindicato Rural de Imaruí Ariosvaldo Alves e do vice-presidente Diego Carvalho. Também participaram do evento e foram parceiros nessa iniciativa o secretário de turismo Kelvin Martins, a secretária de Saúde Maria Madalena Domingos Nunes e o vice-prefeito José Euclides da Rocha, entre outras lideranças.
O presidente da Faesc e do Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, o Sistema busca criar oportunidades de educação e prevenção para que os produtores e trabalhadores rurais tenham saúde e qualidade de vida. “Esse programa foca no cuidado à saúde da mulher, mas também temos um destinado à saúde do homem. Queremos auxiliar no controle de fatores de riscos que impactam diretamente a saúde da população do campo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que o objetivo é consolidar ainda mais a atuação do programa em todo o Estado. “Além de Imaruí, neste ano, já realizamos as ações do programa em Alfredo Wagner, Leoberto Leal e Orleans. Vamos seguir com a programação em todo o Estado para estimular o cuidado à saúde e qualidade de vida das mulheres do campo”.
Sueli avalia de forma positiva o evento de Imaruí e destaca o quanto as mulheres ficaram satisfeitas com toda a programação. “O evento ocorreu de forma organizada, com resultados positivos atendendo as expectativas. Foi um excelente momento para elas voltarem suas atenções para a importância do cuidado com a saúde, sobretudo numa perspectiva preventiva”, conclui.
PROGRAMA SAÚDE DA MULHER
A técnica em Formação Profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, explica que o Programa Saúde da Mulher Rural visa sensibilizar e conscientizá-las sobre a importância da prevenção de doenças com palestras sobre saúde preventiva, com foco no câncer do colo do útero e outras enfermidades. “Além da realização de exames e encaminhamento para tratamento rápido em casos de doenças identificadas, buscamos estimular a melhoria da autoestima e os cuidados com a beleza e a qualidade de vida da mulher do campo.”
No mês de setembro, o programa ocorrerá no dia 08, em Jaborá, e no dia 30 em Santa Rosa de Lima. No dia 09 também será realizado o Programa Saúde do Homem Rural em Jaborá.
 
 

 

Veja também

Presidente da CDL Chapecó assume Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico26/04/19 O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) Clóvis Afonso Spohr assumiu nesta sexta-feira (26) a presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Chapecó (CMDE) para o biênio de 2019/2020. A vice-presidência será ocupada pelo representante da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)......

Voltar para (Blog)