Postado em 21 de Fevereiro de 2020 às 16h58

Programa Salto: Aceleradora de MEIs apresenta principais resultados de 2019 em Concórdia

Iniciativa impactou 35 MEIs, sendo que, na prática, 850 novos clientes foram gerados 

No atual cenário socioeconômico brasileiro, em que a taxa de desemprego vem caindo, mas o trabalho informal só aumenta, tornam-se cada vez mais importantes as iniciativas focadas no desenvolvimento do microempreendedor, para estruturação e formalização do seu negócio.  Esse é o propósito do “Salto: Aceleradora de MEIs”, programa idealizado pelo Impact Hub Floripa em parceria com o programa Cidade Empreendedora, executado pelas Administrações Municipais e pelo Sebrae/SC. O programa foi criado para o aprimoramento profissional e pessoal de cada MEI, estimulando suas habilidades empreendedoras e de liderança, o que proporciona crescimento da sua atuação em médio prazo, aumento de renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia. 
“Nosso trabalho só é possível devido aos gestores públicos e os municípios de visão empreendedora, pois entendem que o desenvolvimento socioeconômico local está relacionado à dignidade e à saúde financeira dos MEIs”, afirmou a gestora do Salto no Impact Hub Floripa, Maíra Rodrigues. Em conjunto com os municípios, o programa identifica quem são esses MEIs interessados em crescer, os engaja e os capacita, contribuindo então para a estruturação de seus negócios.
IMPACTO EM CONCÓRDIA
O programa contou com total apoio e visão de futuro da Prefeitura de Concórdia, deixando sua marca de transformação socioeconômica na cidade. Os microempreendedores participantes mostraram muita vontade de impulsionar seus níveis de crescimento pessoal e profissional e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do município.
A iniciativa impactou 35 microempreendedores em Concórdia, que chegaram até o final e receberam o certificado. A maioria foi de mulheres (70%), na faixa de 30 a 39 anos, que nunca tinham feito parte de um projeto como este. Na prática, 36% dos participantes tiveram aumento no número de negócios em comparação com o início e o fim do Salto, totalizando 850 novos clientes conquistados.
O Salto veio no momento certo, pois estava passando por um período em que eu precisava me encontrar, redescobrir a minha essência e me organizar melhor para continuar empreendendo. Aprendi muito com ferramentas como storytelling, canvas da proposta de valor, funil de vendas e outras que servem para planejar minha comunicação e minha rotina de produção, bem como a gestão financeira da empresa. Também foi muito bom poder treinar o pitch, algo que eu já havia visto em alguns eventos que participei, mas se não fosse o programa eu não teria me encorajado a fazer. Todo o processo foi muito bacana, essa troca de experiências com os facilitados e com os colegas é muito valioso. É um apoio, uma troca mútua, é muito importante como MEI ter essa vivência. Sem dúvidas, o momento mais marcante para mim, foi a conquista do primeiro lugar na minha cidade, pois é um incentivo para que eu continue me esforçando cada vez mais e ter alcançado essa posição de destaque é uma prova que estou no caminho certo”, compartilhou a participante Marcelle Tormen.
Lanchonetes, salões de cabeleireiro e para tratamentos de beleza, lojinhas de artesanato e decoração, comércio varejista, serviços automotivos são alguns dos negócios dos microempreendedores participantes em Concórdia. Noventa por cento dos participantes consideram que participar do Salto foi importante ou muito importante para ganhar visibilidade, reconhecimento e credibilidade em relação a seus negócios. E 97% também consideram que foi uma iniciativa relevante para aceleração dos seus negócios e aumentar sua renda.
Além dos microempreendedores, o Salto contou com uma rede de mentores voluntários em Concórdia, que guiaram os MEIS oferecendo conteúdo, direcionamento e inspiração. Durante o programa, foram realizadas cinco oficinas de capacitação, quatro laboratórios de trocas entre os próprios MEIs e três encontros de mentoria. As principais necessidades dos participantes estavam relacionadas à capacitação e profissionalização do seu negócio e/ou serviço, destacando dificuldades em técnicas de vendas e marketing.
Em apenas 11 semanas, foram três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas).

Fonte: Impact Hub Floripa

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