Postado em 27 de Agosto de 2021 às 15h39

Programa de Aceleração de Núcleos: curso qualifica para tendências do setor de automecânicas

Capacitação sobre injeção direta de combustível é promovida pelo Núcleo de Automecânicas da ACIC nesta semana, em Chapecó
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
           
Vinte e três empresas integrantes do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) iniciaram, nesta semana, o Treinamento Técnico de Injeção Direta de Combustível. O curso é ofertado pelo Núcleo por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC.
            A abertura do curso ocorreu no início da semana, na Mecânica Tolotti, com a participação de 12 integrantes de empresas nucleadas na primeira turma. A segunda turma tem 11 alunos e ocorre na Mecânica São Cristóvão.
            O coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, salientou a importância do curso que contou com grande adesão das empresas. “A capacitação é necessária, tendo em vista que essa tecnologia é uma tendência do mercado, já que são motores econômicos e eficientes. Por isso, é essencial o conhecimento de itens fundamentais para o reparo dessa injeção direta de combustível”.
            A capacitação é ministrada pelo instrutor da Área Eletrônica Embarcada de Motores de Cascavel (PR), Paulo Cesar Tonin, que apresenta aos alunos as novas tecnologias de motores. “Durante o curso, explico aos alunos os detalhes de como fazer os diagnósticos de sistemas de alta pressão de combustível, sistemas esses que são muito avançados e necessitam um cuidado e uma atenção maiores por parte dos profissionais. O foco é prático. Mostro os componentes dos motores, como efetuar os testes e deixo espaço para eles praticarem”, expôs Tonin.
            O vice-coordenador do Núcleo, Evandro Tolotti, enfatizou que a capacitação desta semana marca o retorno dos cursos presenciais oferecidos pelo Núcleo de Automecânicas. “Tivemos uma grande adesão das empresas nucleadas pelo treinamento. Ficamos muito felizes, pois foram praticamente dois anos sem realizar nenhum tipo de capacitação em função da pandemia e essa temática é muito importante para o nosso segmento”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que o objetivo do PAN é aumentar a eficiência e produtividade por meio da aplicação de técnicas e processos automotivos inovadores relacionados ao setor. “Nesta parceria com a ACIC Chapecó – por meio do programa Empreender –, oportunizamos às automecânicas associadas condições necessárias para aprimorar a gestão, com uma contrapartida do Sebrae/SC por meio do programa PAN, levando conhecimento e estruturação dos pequenos negócios”.
SOBRE O PAN
O propósito do PAN 2021 é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.
O objetivo do projeto do Núcleo de Automecânicas da ACIC é aumentar a eficiência e a produtividade por meio da aplicação de técnicas e processos automotivos inovadores aplicados ao Setor. A capacitação é necessária tendo em vista que essa tecnologia é uma tendência do mercado. O sistema de injeção de combustível está se popularizando, pois proporciona aumento da eficiência da combustão e, consequentemente, redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. “Assim é essencial o conhecimento de itens fundamentais para o reparo dessa injeção como: pressão de combustível, bomba de baixa e alta pressão, módulo que monitora a pressão fazendo papel de regulador de pressão, sonda lambda de banda larga e outros”, concluiu Terhorst.

Veja também

Voltar para (Blog)