Postado em 02 de Setembro de 2021 às 15h20

Programa de Aceleração de Núcleos: curso promovido pelo Núcleo de Automecânicas aperfeiçoa profissionais

Integrantes do grupo empresarial avaliaram positivamente capacitação sobre injeção direta de combustível 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
“O setor automotivo muda constantemente, com novas tecnologias surgindo a cada dia. Por isso, precisamos buscar qualificação e estarmos preparados com ferramentas, acessórios e literatura técnica. Eu sempre procuro cursos para aperfeiçoar o trabalho e tornar os diagnósticos mais rápidos e eficazes”. A afirmação é do integrante do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Michel Bonadeo, da Toreto Auto Center, que participou do Treinamento Técnico de Injeção Direta de Combustível.
No total, 23 empresas integrantes do Núcleo de Automecânicas participaram da capacitação, oferecida pelo Núcleo por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC.
O vice-coordenador do Núcleo, Evandro Tolotti, salientou a grande adesão das empresas nucleadas. “Todos entenderam a proposta do projeto e aproveitaram para adquirir novos conhecimentos. Tivemos presença de 100% e o curso foi altamente produtivo, técnico e com uma excelente dinâmica”, frisou. O coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, salientou a importância da qualificação. “A capacitação é necessária, tendo em vista que essa tecnologia é uma tendência do mercado, já que são motores econômicos e eficientes. Por isso, é essencial o conhecimento de itens fundamentais para o reparo dessa injeção direta de combustível”.
O nucleado Anderson Tolotti, da Mecânica Irmãos Tolotti, avaliou positivamente o treinamento. “Participei para aprender mais sobre o funcionamento da injeção direta. O professor foi a fundo no tema e ensinou macetes para fazer os testes”, frisou. “Fiz o curso porque não tinha muito conhecimento sobre injeção direta e com certeza ajudará no meu dia a dia”, complementou o integrante do Núcleo Juliano Bordin, da Mecânica Samar.
A capacitação foi ministrada pelo instrutor da Área Eletrônica Embarcada de Motores de Cascavel (PR), Paulo Cesar Tonin, que apresentou aos alunos as novas tecnologias de motores. Durante o curso, explicou os detalhes de como fazer os diagnósticos de sistemas de alta pressão de combustível. “São sistemas muito avançados e necessitam um cuidado e uma atenção maiores por parte dos profissionais. O foco foi prático. Mostrei os componentes dos motores, como efetuar os testes e deixei espaço para eles praticarem”, expôs Tonin.
Para Edimar Cella, da Mecânica Formosa, o tema é tendência de mercado e a atualização profissional é necessária. “A maioria dos carros está saindo de fábrica com injeção direta e nós precisamos estar informados e qualificados”. Já o nucleado Robson Júnior Rosa, da Rosa Auto Center, analisou que a evolução profissional precisa de constante aprendizado. “Participei do curso para me atualizar. A diferença no dia a dia da oficina é visível, pois com a aplicação de novas técnicas o resultado é mais preciso”. O nucleado Adão Toniazzo, da Toniazzo Auto Serviço, ressaltou a metodologia do curso. “Foi fantástico. O professor trouxe um motor funcionando na bancada, o que tornou o aprendizado muito mais prático. Com certeza vai agregar muito para nós, na empresa”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que o objetivo do PAN é aumentar a eficiência e produtividade por meio da aplicação de técnicas e processos automotivos inovadores relacionados ao setor. “Nesta parceria com a ACIC Chapecó – por meio do programa Empreender –, oportunizamos às automecânicas associadas condições necessárias para aprimorar a gestão, com uma contrapartida do Sebrae/SC por meio do programa PAN, levando conhecimento e estruturação dos pequenos negócios”.
SOBRE O PAN
O propósito do PAN 2021 é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado. O objetivo do projeto do Núcleo de Automecânicas da ACIC foi aumentar a eficiência e a produtividade por meio da aplicação de técnicas e processos automotivos inovadores aplicados ao setor. 

Veja também

Voltar para (Blog)