Postado em 24 de Agosto de 2020 às 17h38

Programa Cidade Empreendedora identifica oportunidades

Município de Galvão busca a diversidade de atividades econômicas

Acompanhar as soluções que são desenvolvidas no município pelo Programa Cidade Empreendedora, analisar o comprometimento da equipe e nivelar as expectativas de todos os envolvidos na ação e nos resultados esperados. Com esses objetivos, o Sebrae/SC promoveu, na última semana, reunião virtual com os servidores municipais de Galvão, no oeste catarinense.
O programa, que visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, é realizado desde julho deste ano. Até dezembro estão previstas a execução de 15 soluções em quatro eixos: liderança – atores de desenvolvimento; desburocratização; Sala do Empreendedor e compras governamentais.
“Pelo programa é possível realçar os potenciais locais e direcionar ações para alavancar nichos de mercado no momento adequado, por isso a ênfase é identificar e desenvolver novas atividades econômicas. Estamos cercados de profissionais qualificados e de servidores comprometidos para transformar a realidade local e gerar oportunidades”, afirmou a analista técnica do Sebrae/SC, Carolini Demeterko.
Eixos de atuação
No eixo liderança – atores do desenvolvimento, a consultora Simone Grobe faz o acompanhamento do agente de desenvolvimento e o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Sergio Vicari, realiza o report mensal do projeto (detalhamento das soluções realizadas no município).
Para efetivar a desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Michele Endler Menzel, trabalha com foco na regulamentação da Lei da Liberdade Econômica e no enquadramento empresarial simplificado. “Nossa dedicação refletirá diretamente nas atividades da Sala do Empreendedor e a intenção é de que seja muito favorável para o desenvolvimento do município”, propõe. 
Na Sala do Empreendedor estão previstas consultorias (estruturação e alinhamento do serviço; acompanhamento e adequação da legislação municipal que atenda as exigências da Lei Complementar 123/2006; atendimento e suporte aos microempreendedores individuais); apoio (pacote de comunicação e apoio aos empresários com soluções Sebrae/SC) e capacitação (semestral dos atendentes do serviço). 
Segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simobe Grobe, o município nomeou uma servidora que atuará como agente local de desenvolvimento, que está sendo capacitada para esclarecer as dúvidas e orientar os empresários. “A Sala do Empreendedor estará situada junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a inauguração da estrutura está prevista para o dia 1º de setembro, às 19 horas”, destacou.
No eixo de compras governamentais são realizadas consultorias, acompanhamento das adequações das legislações municipais, fomento da agricultura, plano de compras e capacitação dos servidores municipais do setor. “Até o momento conversamos com os setores de Compras e Jurídico. Estamos trabalhando com o planejamento de compras, o levantamento das aquisições futuras e no fomento da agricultura, que contará com a colaboração da Epagri, da nutricionista no município e da Secretaria Municipal da Agricultura. Toda atuação está em sintonia com o setor jurídico, que pontou todas as demandas locais, pois nossa intenção é de que o programa tenha êxito”, relatou o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Alexandre Tonini

Veja também

Voltar para (Blog)