Nutricionista Letícia Tizziane explica os benefícios dos pratos queridinhos das baixas temperaturas
Para enfrentar as baixas temperaturas, a dica é complementar o cardápio cotidiano com refeições quentinhas. As sopas de feijão, lentilha e ervilha, além de saudáveis, são excelentes alternativas para aquecer o inverno. Também se destacam pelas propriedades nutricionais, que ajudam a regular o colesterol, a aumentar a imunidade e a equilibrar a alimentação. Alguns ingredientes incrementam sabor e inspiram criatividade na cozinha.
A sopa de lentilha é rica em proteínas, fonte de ferro e de fibra. Conforme a nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziane, o prato auxilia no combate a anemia, reforça o sistema imunológico, reduz quadros de glicemia contribuindo para o controle da diabetes, evita a formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos e dá mais saciedade e ajuda a regular a pressão arterial. Também é uma boa pedida para quem deseja aprimorar o paladar.
Dahl de lentinhas é uma receita indiana preparada com iguarias picantes, que aquecem o organismo. Geralmente é cozida com os grãos rosa, mas pode ser feita também com a leguminosa marrom. Açafrão e gengibre enriquecem a refeição. Juntos auxiliam na perda de peso, atuam como antioxidante, previnem inflamações, melhoram a saúde mental, cardiovascular e o sistema respiratório.
A tradicional sopa de feijão está entre as favoritas dos brasileiros e traz muitos benefícios à saúde. “Além de saboroso e acessível, o grão preto é rico em ferro e ajuda a proteger as células, prevenir o câncer, combater o colesterol ruim e a anemia. Também evita o aparecimento de coágulos sanguíneos, prevenindo os infartos”, destaca a nutricionista.
Muitas receitas contemplam uma forte aliada. Para deixar a sopa de feijão ainda mais saborosa, a rúcula ou a couve são acompanhamentos indispensáveis devido aos seus nutrientes, que contribuem para a saúde ocular, o desenvolvimento dos dentes e dos ossos e a proteção da pele, garantindo a proteção de agentes antioxidantes, que são responsáveis por fortalecer o organismo.
“A deficiência de vitamina do complexo A, que compõe as folhas, podem provocar ulcerações nas córneas ou ceratoconjuntivite, desenvolvendo necroses. A falta desta vitamina também pode contribuir para a queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e cegueira noturna. A alta quantidade de vitaminas do complexo C melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres”, enaltece Letícia.
Outro alimento benéfico para a saúde e saboroso para incluir no cardápio são as ervilhas. Ricas em antioxidantes e cálcio, elas reduzem os riscos das doenças cardíacas, aumentam o colesterol bom, controlam o açúcar no sangue e diminuem o risco de diabete. Contribuem também para o funcionamento saudável do sistema nervoso e para saúde dos ossos.
“Esse legume é versátil. Além de repleta de minerais como magnésio, ferro, fósforo e zinco, a ervilha também contempla vitaminas do complexo A, B e C. Também possui proteínas que são absorvidas rapidamente no organismo e evitam desconfortos gastrointestinais", conclui a nutricionista.
São diversas receitas de sopas saborosas e saudáveis, que ajudam a aquecer o inverno. Qual é a sua favorita?
Veja também
Carta aberta da FAESC ao Governador Moisés16/Ago/201916/08/19há 6 anos Sexta-feira, 16 de Agosto de 201916/08/2019Estamos vivendo uma curiosa situação: o Brasil e o Mundo consomem nossos produtos e reconhecem a agricultura catarinense como avançada, sustentável e essencial para alimentar boa parte do Planeta. No contrafluxo dos fatos, o governador de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva lança dúvidas sobre esse importante setor, ofendendo centenas de milhares de catarinenses que......
Ideia que surgiu em uma roda de chimarrão vira indústria de massas07/Jul/202307/07/23há 2 anos Sexta-feira, 07 de Julho de 202307/07/2023Empresa recebeu atendimento da Sala do Empreendedor de Galvão, pela parceria com o Sebrae/SC, solidificou-se e gera empregos no município...