Programa Cidade Empreendedora é lançado em Anchieta com apresentação de resultados
Com foco no desenvolvimento econômico de maneira sustentável e inovadora, o município de Anchieta aderiu, há cerca de um ano, o Programa Cidade Empreendedora. Nesta semana, ocorreu o lançamento oficial em uma reunião no Auto Posto Restaurante Anchieta. Participaram do lançamento empresários, diretores de escolas, vereadores e convidados pelo município.
O prefeito de Anchieta Ivan José Canci destacou os benefícios do Cidade Empreendedora por meio das ações desenvolvidas no município. Na visão do secretário de desenvolvimento de Anchieta, Vilmar Paulo Piovezani, o programa Cidade Empreendedora leva o nome da cidade para outras regiões e traz para o município ações que visam o crescimento e desenvolvimento sustentável com foco na inovação e no empreendedorismo.
“O trabalho é feito desde juventude, com jovens de 14 e 15 anos aprendendo sobre o empreendedorismo e sendo motivados a desenvolver ações que visam crescimento, como a abertura de empresas, por exemplo. Tem contribuído muito com o crescimento do nosso município”, enfatizou.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Cidade Empreendedora tem como objetivo transformar a realidade econômica dos municípios a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades.
DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES
O Cidade Empreendedora é uma das iniciativas do Sebrae que busca impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios. O programa é dividido em eixos de atuação. A gestora regional do programa, Carine Ribeiro, explicou sobre a atuação em alguns eixos. A Sala do Empreendedor, por exemplo, é um espaço permanente para o atendimento das demandas do setor empresarial, com auxílio para formalização, alteração ou baixa de empresas, informações atualizadas, auxílio nos processos burocráticos, capacitações e consultorias.
Um dos eixos do Cidade Empreendedora em Anchieta é a educação empreendedora, que fomenta a cultura empreendedora nos estudantes e estimula a pensar de maneira diferenciada com visão de futuro. Cerca de 180 alunos do 6º ao 9º ano do Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental de Anchieta foram beneficiados por ações da educação empreendedora.
As atividades foram orientadas e ministradas pela orientadora pedagógica Claudete Jungues e a professora Marlene Schaeffer Lago, com apoio da direção da escola. No 6º e 7º ano foi implementada a oficina “Superando Barreiras com Criatividade”. Já no 8º e 9º ano as atividades foram trabalhadas por meio da “Trilha Financeira Meu Dinheiro, Meu Negócio”.
De acordo com Marlene, foi um trabalho excelente. “O material do Sebrae é muito bom e proporciona aos educandos não apenas os cálculos, mas também a formação de liderança, de auto avaliação e responsabilidade. Lições de vida e valorização do que temos e de como podemos aproveitar as oportunidades. Além de incentivá-los a não desistir nos primeiros obstáculos e ter persistência. Excelente para a formação cidadã dos educandos”, comentou.
Entre as atividades desenvolvidas por meio da oficina, a professora citou projetos para associação de animais abandonados, projeto de reciclagem, de proteção de mata ciliar e nascentes, tratamento de esgoto com maquete 3D e projeção, também em maquete, de como seria o ideal de escola do futuro.
Com a trilha, os educandos aprenderam sobre a economia de Santa Catarina e de Anchieta com pesquisa e levantamento financeiro. Aprenderam sobre juros simples, compostos, planejamento financeiro familiar. Dois alunos do 9º ano elaboraram uma pesquisa de planejamento financeiro que foi apresentado, junto com todas as outras ações, em uma amostra de saberes.
Luciana Balbinott Paludo avalia ações da ACIC em 202203/Jan/202303/01/23há 2 anos Terça-feira, 03 de Janeiro de 202303/01/2023Luciana Balbinott Paludo avalia o ano de 2022 e expõe algumas perspectivas para 2023....
Dia da Família na Escola tem ação digital sobre saúde no isolamento social24/Abr/202024/04/20há 5 anos Sexta-feira, 24 de Abril de 202024/04/2020Iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação reforça junto aos alunos e seus familiares dicas para enfrentar a pandemia provocada pelo coronavírus; conteúdo será enviado por meio dos canais de......
Processo de produção e estoque das empresas está cada vez mais exposto ao Fisco31/Mai/201931/05/19há 6 anos Sexta-feira, 31 de Maio de 201931/05/2019Desde 2017 a Receita Federal está buscando mais informações das empresas sobre controles de estoque e inventários, por meio da entrega de duas obrigações acessórias que integram o Sistema Público de......