Postado em 28 de Junho de 2019 às 15h37

Programa Cidade Empreendedora: Capacitações focam no aperfeiçoamento das ações da Sala do Empreendedor e do setor de compras em Concórdia

O ciclo II do Programa Cidade Empreendedora implementado em Concórdia, Oeste catarinense, é estratégico para continuar no avanço da transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, porém com um nível maior de complexidade. A iniciativa, da Prefeitura em parceria com o Sebrae/SC, prioriza o planejamento, desenvolvimento e implementação das ações para promover o crescimento econômico com aproveitamento das oportunidades locais.
O ciclo I encerrou em dezembro de 2018 e oportunizou construir alinhamentos e fundamentos importantes para o ambiente de negócios.  Neste ano várias ações foram desenvolvidas e os destaques do mês de junho incluíram a participação de procuradores e equipe que tratam diretamente das licitações no curso de Compras, realizado em Florianópolis. O objetivo foi conhecer estratégias para utilizar as compras públicas como um mecanismo capaz de impulsionar a economia local/regional, entender todas as alterações e novidades na legislação e nos procedimentos para incorporar na prática os procedimentos necessários para a aplicação plena da Lei Complementar 123/2006 e suas alterações. 
Outra atividade foi a participação dos responsáveis e atendentes das Salas do Empreendedor em workshop semestral, em Florianópolis. O objetivo foi capacitá-los para entenderem seu papel, a importância do atendimento e do serviço que prestam à sociedade e apresentar de forma prática soluções que auxiliem nos atendimentos. Também foram realizados o acompanhamento mensal do Agente de Desenvolvimento, ações de apoio e acompanhamento da Sala do Empreendedor, as primeiras consultorias do Plano Anual de Compras, acompanhamento para adequação dos processos licitatórios na legislação (compras regionais e de pequenos negócios) e atividades de fomento à agricultura familiar.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Concórdia, Wagner Simioni, ressalta o otimismo em relação a essa nova etapa do programa especialmente no setor de turismo que, de forma planejada, terá esforços concentrados para fomentar o segmento, na Sala do Empreendedor que está estruturada para o atendimento e no projeto de aceleração dos MEIs que tem foco para orientações e capacitação de forma gratuita para que entendam a importância que exercem na economia local. 

Veja também

Voltar para (Blog)