Produtos coloniais e artesanato local: 1ª edição da Feira Noturna de Seara é sucesso
A 1ª edição da Feira Noturna da Agricultura Familiar e Artesanato de Seara, realizada na praça do bairro São João neste mês de novembro, foi um sucesso. (Foto: Divulgação)
A 1ª edição da Feira Noturna da Agricultura Familiar e Artesanato de Seara, realizada na praça do bairro São João neste mês de novembro, foi um sucesso. A iniciativa, que conta com o incentivo da Administração Municipal com auxílio da Sala do Empreendedor e apoio do Sebrae/SC, através do Programa Cidade Empreendedora, reuniu 20 feirantes, entre eles 15 produtores rurais e 5 artesãos.
Os visitantes puderam saborear uma variedade de produtos frescos e de qualidade, como queijos, mel, frutas da estação, verduras e pães quentinhos, além de adquirir peças de artesanato. “Para os empreendedores a Feira é um momento de mostrar o que produzem para o público, em um horário estratégico. Além de beneficiar os produtores, a comunidade tem a oportunidade de adquirir produtos frescos e de qualidade, promovendo a agricultura familiar e a integração social. A iniciativa promovida pela Sala do Empreendedor, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, demonstra o compromisso em fomentar o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo local”, salientou a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste de Santa Catarina, Gabriela da Costa Heming.
Uma reunião entre todos os envolvidos na organização do evento será agendada para definir a próxima data da feira, que é aguardada pela população. A expectativa é que a Feira se torne um evento regular no município, atraindo mais expositores e visitantes a cada edição. Em paralelo a essa ação, a Sala do Empreendedor oferece capacitações, auxilia os produtores a definirem seus custos, aprimorar seus produtos e atender a todas as exigências legais. Esse apoio possibilita o aumento da competitividade dos pequenos negócios para que conquistem novos mercados e alcancem o sucesso.
CULTURA LOCAL E A ECONOMIA
Meraci Bordignon, proprietária da Panificadora TIA Mera, demonstrou grande entusiasmo com a participação na recente Feira. Para ela, o evento foi um marco importante para o fortalecimento da agricultura familiar e para a comunidade como um todo.
"Foi uma iniciativa maravilhosa. Ações como essa são fundamentais para garantir a nossa permanência no mercado e para incentivar a produção local. É importante construir ações em conjunto com o Poder Público, um movimento que estimule a participação dos searaenses, não apenas para comercializar produtos, mas também para promover o encontro das famílias em um ambiente público com atividades recreativas e musicais. Acreditamos que a união de diferentes ações fará com que esse movimento cresça cada vez mais e se torne um ponto de referência para todos nós. Com a divulgação dos nossos trabalhos, podemos nos fortalecer e construir um futuro mais promissor para o setor", concluiu.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Os visitantes puderam saborear uma variedade de produtos frescos e de qualidade, como queijos, mel, frutas da estação, verduras e pães quentinhos, além de adquirir peças de artesanato. (Foto: Divulgação)
A iniciativa, que conta com o incentivo da Administração Municipal com auxílio da Sala do Empreendedor e apoio do Sebrae/SC, através do Programa Cidade Empreendedora, reuniu 20 feirantes, entre eles 15 produtores rurais e 5 artesãos. (Foto: Divulgação)
Santa Catarina investirá R$ 1,2 milhão no controle e monitoramento de resíduos de agrotóxicos29/Abr/202029/04/20há 5 anos Quarta-feira, 29 de Abril de 202029/04/2020O Governo de Santa Catarina investirá R$ 1,2 milhão no Programa Estadual de Controle e Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos. O estado, que é referência nacional em sanidade vegetal, pretende reduzir ainda mais as......