Postado em 04 de Outubro de 2023 às 10h16

Produtores de uva e vinho de Coronel Martins recebem mais de 800 mudas de videira

Entre as medidas de fomento da cadeia produtiva está a consultoria do Sebraetec

Prefeitura de Coronel Martins, aderiu ao Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Foto: divulgação/Prefeitura).
 

 
A produção de uva e vinho nos municípios catarinenses é de grande relevância para o desenvolvimento econômico regional. Pensando nisso, no mês de março a Prefeitura de Coronel Martins, aderiu ao Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec), para atendimento de nove produtores rurais na área de vitivinicultura, para implantação de parreiras e produção de vinhos.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, o programa subsidia o valor total da consultoria em até 70% da contratação do consultor, e o restante é uma contrapartida do município e do empreendedor. “Essa contrapartida que o produtor faz, a Administração Municipal decidiu reverter, neste programa, na compra de mudas para iniciar a cultura nas propriedades”, explica.
Segundo o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fábio Ricardo Ecco, o trabalho iniciou ainda no mês de março, com a participação de nove produtores. “No início realizamos um diagnóstico nas propriedades, para ver a situação das parreiras, onde identificamos que alguns dos produtores necessitavam de um replantio das uvas”.
Posteriormente, segundo Ecco, foi realizado um levantamento de quantas mudas seriam necessárias e essas foram encomendadas em viveiro credenciado da Embrapa. “Posteriormente foi realizado o preparo do solo, que receberá as mudas. Agora os produtores são orientados sobre os cuidados com fungos e insetos, para que no próximo ano inicie a produção”.  
Para o vice-prefeito de Coronel Martins, Vitorio Manera, o apoio do Sebrae é um grande incentivo para o município. “Foi adquirido 890 mudas de videiras das variedades Bordo e Niágara, distribuído para os produtores em até 70% de subsídio do município”.
O vice também ressaltou o trabalho do consultor do Sebrae/SC, que realizará visitas periódicas aos produtores, do plantio até a colheita. “Esse trabalho está sendo uma inovação aqui no município, agradecemos o apoio do Sebrae/SC”.
O objetivo do programa é aumentar a produtividade de uva nos vinhedos já existentes através da aplicação de técnicas de adubação e controle de pragas nas videiras, bem como incentivar a instalação de novos vinhedos.

Produção de uva e vinho nos municípios catarinenses é de grande relevância para o desenvolvimento econômico regional (Foto: divulgação/Prefeitura).

O trabalho iniciou ainda no mês de março (Foto: divulgação/Prefeitura).

Veja também

O Icasa e a sanidade agropecuária de SC28/09/22 Em Santa Catarina a agroindústria de processamento de carnes (aves e suínos) emprega diretamente 60 mil trabalhadores e, indiretamente, 480 mil pessoas. Essa força de trabalho atua em uma cadeia produtiva cujo abate e processamento......

Voltar para (Blog)