Produção leiteira em sistema climatizado é tema de visita técnica do Curso Técnico em Zootecnia
Os estudantes participaram da visita técnica na propriedade Granja Besen.
Aumento da produção e qualidade do leite, melhora da saúde dos animais e redução de estresse térmico são algumas das vantagens de um sistema climatizado em produções leiteiras. Para apresentar o sistema aos alunos do Curso Técnico em Zootecnia do polo de Joaçaba (SC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu, juntamente com o Sindicato Rural de Joaçaba, uma visita técnica no município de Ibicaré (SC).
A Granja Besen, propriedade de Roberto Sérgio Besen, é referência na região pelo sistema climatizado para a produção leiteira. Acompanhados do tutor Ygor Reynaud Rodrigues, os alunos foram conduzidos pelo gerente Luiz Fernando Linardi e pelo proprietário Roberto durante a visitação. “Na oportunidade conhecemos a granja que possui aproximadamente 200 animais em lactação em sistema free stall climatizado. Eles mostraram que realizam três ordenhas, uma a cada oito horas, com uma produção média de oito mil litros de leite por dia”, contou o professor.
Os estudantes percorreram todas as fases e instalações da propriedade. “Conhecemos desde a bezerreira, o galpão de recria e o galpão de produção. Em cada instalação era detalhado o manejo sanitário, de ambiência e nutricional de cada fase de vida dos animais e discutidos os questionamentos dos alunos”, explicou Ygor.
A importância de oferecer cursos de capacitação foi destacada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. “A crescente incorporação de tecnologias no agronegócio requer profissionais qualificados e atualizados. A formação técnica e especializada é, portanto, essencial para o desenvolvimento do setor”.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Senar/SC está com processo seletivo aberto para cursos técnicos da Rede e-TEC Brasil em cinco polos catarinenses. Gratuitas e semipresenciais, as formações têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário.
A coordenadora da formação técnica do Senar/SC, Kátia Zanela, explicou quais cursos são oferecidos neste semestre no Estado. “Teremos Técnico em Agronegócio nos polos de Araranguá e Canoinhas; Zootecnia em Seara; Fruticultura no polo de São Joaquim e Florestas no polo de Santa Cecília. Importante ressaltar que as vagas prioritárias são destinadas aos produtores rurais e seus familiares, além de colaboradores do meio rural”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, incentivou a participação de catarinenses e reforçou que a formação técnica é o diferencial competitivo do agronegócio. “Em um cenário globalizado e competitivo, os profissionais com formação técnica estão mais preparados para enfrentar os desafios do setor. Aproveitem oportunidades como essas oferecidas gratuitamente”.
Na oportunidade os alunos conheceram um exemplo de sistema climatizado em produções leiteiras.
30 estudantes participaram da visita técnica promovida pelo Senar/SC.
Veja também
Dez medidas que a ACIC implementou em 2021 para o enfrentamento à pandemia22/Mar/202122/03/21há 4 anos Segunda-feira, 22 de Março de 202122/03/2021Desde o início da pandemia da covid-19 a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) tem atuado para auxiliar as empresas e a comunidade no enfrentamento da crise econômica e sanitária. Com o avanço acelerado da covid-19, quando mais uma vez muitos negócios precisaram fechar as portas, a entidade atualizou as ações que são promovidas......
Inovação para processos, produtos e serviços é tema de palestra do SESCOOP/SC06/Jul/202106/07/21há 4 anos Terça-feira, 06 de Julho de 202106/07/2021 Direcionado aos profissionais da área comercial, vendas, compras e RH, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promove, no dia 13 de julho, das 8h30 às 10 horas, a palestra......