Incentivo na busca pelo autoconhecimento, aprendizagem e novas oportunidades, além de estimular o espírito de coletividade. Esses são alguns dos resultados da implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Escola Municipal Renascer, em Princesa, extremo oeste catarinense. A iniciativa, realizada pela parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Sebrae/SC, no eixo de educação empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, fortalece competências socioemocionais e habilidades essenciais para a formação cidadã.
“Ao longo de quatro meses de atividades, os estudantes do 2º e 4º ano demonstraram elevado engajamento, entusiasmo e evolução, refletindo o impacto positivo da metodologia estruturada do JEPP. As ações foram conduzidas pelas professoras Franciele da Rosa e Danielle Cemin, que desenvolveram um trabalho pedagógico dinâmico, contextualizado e conectado à realidade das crianças, estimulando autonomia, criatividade, responsabilidade e capacidade de organização”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl. Responsável pelo projeto no município, Aline Dittrich avaliou que a primeira edição foi positiva e destacou os principais resultados obtidos com as turmas participantes. “Durante quatro meses, os alunos do segundo e quarto ano desenvolveram autonomia, criatividade e responsabilidade por meio das atividades práticas do empreendedorismo. O projeto contou com a parceria do Sebrae/SC e das lideranças municipais, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade. E diante desses resultados, a expectativa é ampliar o JEPP para todas as turmas em 2026, do primeiro ao quinto ano”, afirmou. ENCERRAMENTO
Na turma do 4º ano, o projeto foi finalizado recentemente com um Show de Talentos, em que os estudantes puderam apresentar suas habilidades individuais e coletivas. A atividade reforçou o protagonismo infantil e demonstrou que empreender também significa reconhecer potenciais, valorizar habilidades e desenvolver autoconfiança.
Já o 2º ano encerrou o ciclo com a produção de sal temperado artesanal, iniciativa que envolveu conceitos de organização, produção caseira, reaproveitamento de materiais e colaboração em grupo. “Ao transformar um produto simples em um aprendizado prático, as crianças vivenciaram, de forma concreta, etapas como criação, preparo, embalagem e apresentação elementos fundamentais da educação empreendedora”, comentou Trennepohl.
O envolvimento das famílias em ambas as turmas fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade e ampliou o alcance do projeto. O JEPP proporcionou experiências além da teoria, estimulando as crianças a pensar, criar, propor e agir com autonomia.
O encerramento das atividades ocorreu nesta última semana, com a presença da consultora do Sebrae/SC, Marina Seghetto, do gestor regional do Programa Cidade Empreendedora, Miguel Garrido, e do consultor e articulador, Aldomar Moscon. Autoridades municipais também prestigiaram o evento, entre elas a prefeita Diangele Marmitt, o vice-prefeito Valtair Epping, a secretária de Educação Juliana Kern e a responsável pelo projeto no município, Aline Dittrich.
“Integrado ao Programa Cidade Empreendedora, o JEPP reforça valores como inovação, responsabilidade, protagonismo e visão de futuro. Os resultados do primeiro ano demonstram que a iniciativa trouxe contribuições pedagógicas valiosas, estimulou novas práticas e fortaleceu o clima escolar, abrindo portas para um modelo de ensino mais participativo e conectado ao desenvolvimento das competências do século XXI”, enfatizou Trennepohl. SOBRE O SEBRAE O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.







