Potencial do estado do Mato Grosso do Sul é tema de palestra
MSDAY é o programa que apresenta dados importantes e instiga investidores para o estado
Lucio Lagemann falou sobre as potencialidades do Mato Grosso do Sul
O Brasil é grande e o Mato Grosso do Sul é um dos destaques para investidores em potencial no país. Esse foi o foco do assessor de Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Lucio Lagemann, que palestrou sobre o tema “Mato Grosso do Sul sem fronteiras”, no primeiro dia da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro).
Quebrar as barreiras para crescer e ser reconhecido para além do Pantanal. O atual governo do estado do Mato Grosso do Sul criou o projeto “MSDAY- Mato Grosso do Sul sem fronteiras” que realiza palestras apresentando informações que instiguem possível investidores. Lagemann destacou que o Mato Grosso do Sul éo primeiro estado em investimento público per capita, primeiro em crescimento da indústria de transformação, primeiro em crescimento no investimento em segurança pública, tem como meta ser o primeiro estado a universalizar o saneamento antes de 2031 e possui o menor índice de famílias endividadas do país.
“Somos grandes produtores de suínos, aves, o terceiro maior produtor de soja e milho, já somos quase o primeiro em produção de etanol através do milho. Enfim, temos 90% da nossa produção de energia elétrica sendo gerada por fontes renováveis.” O estado quer ser carbono neutro até 2030, promovendo energias limpas e sistemas sustentáveis.
“O desafio da nossa comunicação é de levar essas informações ao mercado e ver o leque de oportunidades que cada uma dessas opções têm”, comentou o assessor. Um evento similar foi realizado em São Paulo reuniu mais de 600 empresários de diversos setores.
A logística é importante para todos os negócios, assim, um tema em pauta na Mercoagro 2023 é a necessidade de ferrovias em Santa Catarina, principalmente entre os estados do sul e o Mato Grosso do Sul.Lagemann acredita que há uma consciência que a competitividade das indústrias de Santa Catarina está diretamente ligada ao agronegócio do Mato Grosso do Sul. "Se a gente não tiver uma agroindústria competitiva em Santa Catarina, a nossa produção em algum momento não tem para onde ir, ou vai para outro mercado. Nós temos que potencializar os nossos estados – Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estando fortes com as suas agroindústrias, ligados com uma logística eficiente."
SOBRE A MERCOAGRO
A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) – maior exposição-feira das Américas e uma das maiores da indústria mundial da proteína animal – segue até esta sexta-feira (15), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).
A Mercoagro é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com participação de 235 expositores e mais de 650 marcas. A feira proporciona realização de grandes negócios e traz muito conhecimento com uma extensa programação técnica e científica. Todos os eventos paralelos são gratuitos. O detalhamento de horários, dias, locais e inscrições está no site www.mercoagro.com.br.
A Mercoagro 2023 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa Suínos e Aves Asgav, Ovos-RS, Chapecó Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Pollen Parque, Sebrae, Safetrading e Sicoob MaxiCrédito.
Palestra integrou a programação paralela da Mercoagro 2023
Veja também
Auditorias internacionais atestam as ações de bem-estar animal da Aurora Coop11/Abr11/04há 18 dias Sexta-feira, 11 de Abril de 202511/04/2025A Aurora Coop, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, anunciou hoje a renovação de importantes certificações internacionais em bem-estar animal, reafirmando seu compromisso com a produção ética, responsável e sustentável. Duas unidades frigoríficas da cooperativa — uma de suínos e outra de aves — estão......