Ponte Serrada investe no fomento ao empreendedorismo
Leandro Dela Piccolla, Gabriela da Costa Heming, Ademir Amadori e Wanderley Andrade (Foto: Gabriel Cozzer).
A Agenda Setorial – documento que apresenta informações e necessidades de setores econômicos do município – elaborada pelo Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) motivou a Administração Municipal de Ponte Serrada, no oeste catarinense, a assinar o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora. A intenção do Poder Público é dar sequência nas medidas de fomento ao empreendedorismo local. A assinatura ocorreu durante o 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Ademir Amadori, contribuíram na elaboração do diagnóstico representantes do Poder Público, da iniciativa privada e de entidades empresarias, que além de fornecerem informações apontaram demandas para o fortalecimento da economia. “O objetivo é atrair novos negócios e empreendedores ao mesmo tempo em que contribuímos para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos negócios já instalados no território”, explicou.
A implementação do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover a transformação local por meio de políticas públicas de desenvolvimento, será realizada pela Administração Municipal com o apoio das entidades empresariais a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL). “Esse apoio ao setor empresarial já era uma vontade antiga das lideranças e que agora se concretiza. Os lojistas aguardam ansiosos pela prestação de serviço gratuito da Sala do Empreendedor e de oportunidades de qualificação profissional”, enfatizou.
O secretário explicou que, na maioria das vezes, as empresas estão focadas no dia a dia que é a venda, e deixam de lado medidas estratégicas como planejamento de expansão ou incorporação de medidas de controle, que contemplam questões gerenciais. “O Cidade Empreendedora vem justamente para suprir esse déficit e disponibilizar ferramentas para tornar os pequenos negócios cada vez mais competitivos”, comentou.
Representaram o Sebrae/SC no ato de assinatura do termo de adesão do Cidade Empreendedora: Wanderley Andrade (gerente de desenvolvimento), Udo Martin Trennepohl (gerente regional do oeste) e Gabriela da Costa Heming (gestora regional do programa no oeste).
DADOS ECONÔMICOS
Ponte Serrada é um município extremamente agrícola e já atingiu 65% do movimento econômico com o setor agropecuário, mas Amadori explicou que nos últimos anos outras atividades econômicas também se destacaram como da indústria, do comércio e da prestação de serviço. “A contribuição do agro no movimento econômico reduziu e no último levantamento o indicador foi de 54%. Isso não quer dizer que nossa produção caiu, mas sim que outras atividades estão crescendo, por isso precisamos auxiliar essas empresas”, finalizou.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Administração Municipal de Ponte Serrada assinou termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora (Foto: Gabriel Cozzer).
Dia 18 de março: Primeiro Encontro Pet debate sobre exames complementares10/Mar/202310/03/23há 2 anos Sexta-feira, 10 de Março de 202310/03/2023Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, evento está com inscrições abertas, até a próxima terça-feira (14), e será realizado na sede do Nucleovet, em......
Como adotar uma visão estratégica na nutrição de suínos para manter a competitividade12/Ago/202112/08/21há 4 anos Quinta-feira, 12 de Agosto de 202112/08/2021A adoção de programas nutricionais estratégicos para maximizar o retorno sobre os investimentos em alimentação na criação de suínos foi assunto de palestra no 13º Simpósio Brasil Sul de......