Postado em 04 de Dezembro de 2020 às 16h48

Plano Estratégico de Turismo de Chapecó projeta ações para desenvolvimento do setor

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Caracterização do território; análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área turística; estudo do quadro institucional do setor; reconhecimento do destino e perfil da oferta; estratégia de desenvolvimento turístico, plano de ação, avaliação e monitoramento. Essas foram as etapas para construção do Plano Estratégico de Turismo que será entregue neste mês ao município de Chapecó, no oeste catarinense. A iniciativa do Sebrae/SC faz parte do Programa Cidade Empreendedora.
O documento estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade. Participaram da elaboração representantes dos setores público e privado, além da comunidade local. De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, o planejamento é o primeiro passo no processo de transformação de um destino, criando condições para atingir os objetivos desejados.
“Não é possível melhorar o ambiente de negócios, criar novos postos de trabalho e distribuir renda, preservar o patrimônio material e imaterial, criar uma atividade sustentável e outros tantos objetivos do turismo, sem planejar cada passo dessa atividade, sem contar com uma justa distribuição de papeis e sem a consequente criação e o fortalecimento de uma governança local”, explica Karla.
O planejamento ocorreu por meio de seminários do Grupo de Trabalho e dos sub-grupos por segmentos turísticos. Ao todo foram nove encontros presenciais e cinco virtuais para avaliar, discutir e propor soluções que pudessem ser executadas pelo poder público, pelas comunidades e pela iniciativa privada.
Para o prefeito Luciano José Buligon o Plano Estratégico de Turismo é uma iniciativa importante para o município. Ele destaca que as próximas ações públicas de desenvolvimento do segmento local serão planejadas com foco em três eixos principais: turismo de negócios, turismo rural e turismo náutico.
Compõem o documento informações sobre caracterização do território (histórico; localização; dados do território e socioeconômicos), análise de infraestrutura (redes de acesso; saneamento ambiental, sistemas de comunicação; iluminação pública e energia elétrica, serviços de saúde e segurança pública), quadro institucional da área turística (Governo Federal, Governo Estadual, Instância de Governança Regional - IGR, Governo Municipal, entidades, legislação turística, projetos turísticos e impactos e limitações das políticas públicas de Chapecó).

Também fazem parte o diagnóstico estratégico (reconhecimento do destino e as análises dos meios de hospedagem, da oferta gastronômica, dos serviços turísticos, dos eventos turísticos, SWOT e do micro e macroambiente), posicionamento de mercado (tendências; motivos pelos quais o município é conhecido; segmentos prioritários e portfólio dos produtos turísticos), estratégias de desenvolvimento (visão, eixos de desenvolvimento, objetivos estratégicos, plano de ação e indicadores), resultados esperados, avaliação e monitoramento.  

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