Postado em 19 de Maio às 14h52

Planalto Alegre quer potencializar desenvolvimento econômico

Município lança Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC e investe em uma nova matriz econômica

A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no Oeste, Gabriela da Costa Heming, parabenizou Planalto Alegre por investir em um novo setor de desenvolvimento econômico. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Somar esforços para promover o desenvolvimento econômico. Com essa visão o Sebrae/SC e a Administração Municipal de Planalto Alegre renovaram, na última sexta-feira (16), a parceria para executar mais um ciclo do Programa Cidade Empreendedora. Prestigiaram a solenidade de lançamento realizada na Câmara Municipal de Vereadores, secretários, servidores municipais, vereadores, empresários, representantes da Associação Comercial e profissionais da imprensa.
A iniciativa do Sebrae/SC tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, o que permite o aprimoramento do ambiente de negócios. Durante dois anos serão trabalhados eixos estratégicos como: gestão e políticas públicas, lideranças locais e governança, simplificação, Sala do Empreendedor, compras públicas e acesso à crédito, empreendedorismo na escola e inclusão socioprodutiva. O município também realizará a elaboração do Plano Municipal de Turismo.
A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, parabenizou Planalto Alegre por investir em um novo setor de desenvolvimento econômico, que é o turismo. “A partir do Plano Municipal de Turismo, o município se torna apto para angariar recursos do governo e executar projetos que fortaleçam o setor. Para contribuir com esse processo também serão realizadas consultorias nas propriedades rurais interessadas em receber visitantes e diversificar suas fontes de rendas”, antecipou.
Gabriela apresentou alguns resultados locais obtidos no ciclo anterior do Programa Cidade Empreendedora. Entre eles estão: a 13ª posição no ranking geral de atendimentos prestados em 2024 na categoria municípios com até 5 mil habitantes; 4º lugar obtido no ranking geral no mês de setembro dentre todos os municípios que fazem parte do programa em Santa Catarina e o Selo Bronze de referência em atendimento na Sala do Empreendedor concedido pelo Sebrae Nacional. Pelo Sebrae/SC ainda esteve presente na solenidade de lançamento a articuladora do programa na região, Isabela Nascimento.
RENOVAÇÃO
Para o prefeito Evandro Cleber Bet a união de todos em busca de objetivos em comum proporcionará bons resultados. “Damos continuidade ao trabalho de suporte aos empreendedores locais, iniciado na gestão passada, e que pelo bom desempenho optamos em manter a parceria. Esperamos que a comunidade aproveite os conhecimentos dos consultores e as ferramentas disponibilizadas gratuitamente para que suas empresas tenham mais lucro e gerem mais empregos”, destacou.
“Onde tem lideranças e entidades representativas empenhadas em promover o crescimento do município as coisas acontecem. Temos certeza de que essa parceria com o Sebrae/SC será de grande proveito para nossas empresas, e principalmente, para os moradores porque proporcionará uma visão de futuro. E, a partir da Sala do Empreendedor, temos uma ponte entre Administração Municipal e a população que favorece identificar demandas e encontrar alternativas”, analisou o vice-prefeito Rodrigo Seidel.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcia Devilla, reforçou que essa renovação da parceria com o Sebrae/SC representa um investimento da Administração Municipal para auxiliar no crescimento do comércio local. “Precisamos que os empresários abracem essa iniciativa, participem das ações propostas e busquem atendimento na Sala do Empreendedor. Realizaremos muitas capacitações e consultorias voltadas ao aprimoramento da gestão das atividades e do aumento da competitividade dos pequenos negócios locais”, enfatizou. O atendimento na Sala do Empreendedor é realizado pelas agentes de desenvolvimento local Silvania Mulinari e Tais Dal Magro, telefone de contato (49) 9 9202-1395.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Odirlei Hans, com a parceria do Sebrae/SC foi possível reduzir o tempo de espera do empreendedor. “Antes para abrir uma empresa em Planalto Alegre demorava mais de 30 dias, enquanto que municípios próximos como Caxambu do Sul que já tinha o Programa Cidade Empreendedora levava no máximo dois dias. Isso nos incentivou a aderir à proposta e agora também temos resultados favoráveis”, analisou. O secretário também enfatizou a contribuição do programa no incremento das compras públicas ao auxiliar os empresários locais na participação das licitações governamentais.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jair Garcia, afirmou que o Legislativo é parceiro dessa proposta de fomento do desenvolvimento econômico. “Esperamos que os munícipes façam um bom proveito dessas oportunidades disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora porque é um investimento, principalmente, para fortalecer o comércio, mudar nossa cultura, diversificar as atividades econômicas e tornar o município mais atrativo para os investidores”, comentou. Também prestigiaram a solenidade os vereadores Jucimar Ribeiro de Mello e a Graciosa Pagliari Celuppi.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Para o prefeito Evandro Cleber Bet a união de todos em busca de objetivos em comum proporcionará bons resultados (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Para o vice-prefeito Rodrigo Seidel “onde tem lideranças e entidades representativas empenhadas em promover o crescimento do município as coisas acontecem”. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcia Devilla, reforçou que essa renovação da parceria com o Sebrae/SC representa um investimento. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

De acordo com o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Odirlei Hans, com a parceria do Sebrae/SC foi possível reduzir o tempo de espera do empreendedor. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jair Garcia, afirmou que o Legislativo é parceiro dessa proposta de fomento do desenvolvimento econômico. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Prestigiaram a solenidade de lançamento secretários, servidores municipais, vereadores, empresários, representantes da Associação Comercial e profissionais da imprensa. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Lançamento do Programa Cidade Empreendedora de Planalto Alegre. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Veja também

Black Friday traz descontos especiais no comércio chapecoense24/11/21 A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (26), representa uma excelente ocasião para o consumidor comprar aquele produto que tanto deseja com um desconto especial. É também uma oportunidade ao comércio que pode abusar da criatividade para potencializar suas vendas. Em Chapecó, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apoia a iniciativa e oferece as peças da......
Senar disponibiliza cartilha com tecnologia de realidade aumentada25/05/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o aplicativo de realidade aumentada para a cartilha “Agroindústria: boas práticas na fabricação e alimentos”.  “O recurso de realidade......
Clóvis Spohr é eleito Empresário do Ano 201922/11/19 “A emoção de ser o representante dos empresários é grande. Eu não fui escolhido o melhor empresário do ano, fui nomeado o representante dos melhores empresários de Chapecó e é assim que me......

Voltar para (Blog)