Postado em 14 de Fevereiro de 2023 às 13h50

Planalto Alegre mapeia estratégias de desenvolvimento econômico em parceria com o Sebrae/SC

Iniciativa faz parte do projeto Agente Territorial Sebrae

Entrega foi feita ao prefeito de Planalto Alegre pela equipe do Sebrae/SC.

O município de Planalto Alegre, localizado no oeste de Santa Catarina, tem como base econômica o agronegócio, o comércio e o setor de serviços. Com o objetivo de levantar informações e necessidades da economia local, a Administração Municipal aderiu ao Agente Territorial Sebrae (ATS) desenvolvido pelo Sebrae/SC. A agenda setorial do programa foi entregue ao prefeito Sadi Dallacorte.
         A adesão ao ATS visa, ainda, a implementação da Sala do Empreendedor e de um agente de desenvolvimento. Reduzir a evasão dos clientes do comércio local em aproximadamente 50%, diminuir o comércio informal, capacitar em marketing, vendas e atendimento ao cliente, as equipes de vendas dos lojistas, são algumas das prioridades elencadas na agenda setorial.
Segundo o ATS Marcelo Redin de Mello, outros pontos identificados foram a necessidade de melhorar, ainda mais, a gestão das propriedades rurais, aumentar a produtividade das empresas do meio rural e minimizar a evasão dos jovens da agricultura.
Na análise do prefeito Sadi Dallacorte, a parceria com o Sebrae/SC é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável do município. Para ele, esta união está avançando em prol do bem dos munícipes.
“Criamos a Sala do Empreendedor, estamos contratando um agente de desenvolvimento e arrumando o espaço de forma adequada. Esse elo entre o poder público e o Sebrae/SC está somando para os empreendedores de nosso município”, afirma.
CRESCIMENTO DA ECONOMIA LOCAL
De acordo com a consultora responsável pela coordenação do ATS na região oeste, Beatriz Silveira, o programa tem como foco atendimento em municípios de até 15 mil habitantes. A intenção, segundo ela, é acompanhar as estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e fomento ao empreendedorismo.  
Conforme o gestor regional do programa ATS Réges Chimello, o Sebrae/SC busca auxiliar por meio de estratégias de implementação de políticas públicas a fim de promover as melhores práticas para expandir a economia local dos pequenos municípios com base no empreendedorismo.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, observa que o projeto tem na abordagem territorial a principal estratégia para convergir recursos, atores e processos em prol do desenvolvimento de forma sustentável e competitiva.
“A região do oeste e extremo-oeste é formada, em sua maioria, por pequenos municípios que, juntos, contribuem de forma exponencial para a economia de Santa Catarina. O trabalho do Sebrae/SC é feito em conjunto com a Administração Municipal para aprimorar e investir nas potencialidades econômicas particulares de cada cidade. Com base na identificação desses potenciais é possível traçar estratégias para que o município cresça e os moradores sejam beneficiados”, acrescenta.  
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Voltar para (Blog)