Postado em 30 de Janeiro de 2020 às 16h54

Pinhalzinho mantém gestão voltada ao empreendedorismo

Lançamento do Programa Cidade Empreendedora – Basic ocorreu nesta semana no Itaipu Rural Show 

“Um em cada dez habitantes de Pinhalzinho é empreendedor”, afirmou o prefeito Mário Afonso Woitexem durante a solenidade, nesta semana, do lançamento do Programa Cidade Empreendedora – Basic, no estande do poder público no Itaipu Rural Show. Essa iniciativa será executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. No Estado são mais de 60 municípios participantes do programa voltado a dinamizar o desenvolvimento econômico.
Conforme o prefeito, a intenção é estreitar o relacionamento do poder público com o setor empresarial, conduzindo a gestão municipal com base nos princípios do cooperativismo, ou seja, transparência e eficiência. “Pinhalzinho foi um dos primeiros municípios a adotar o decreto da liberdade econômica, simplificando os processos de abertura de novas empresas e como resultado em seis meses obtivemos um crescimento de 200% na formalização das empresas e aumento de 26% na arrecadação municipal”, argumentou.
A força do empreendedorismo na região oeste catarinense foi enaltecida pelo diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro. “O papel do Sebrae/SC é auxiliar no fomento de novos negócios e na promoção do desenvolvimento local. As tendências de mercado apontam para a otimização dos processos com a inserção de máquinas e equipamentos, o que resultará na escassez de vagas de trabalho. Neste contexto, é preciso pensar estratégias para que as próximas gerações tenham ocupações através do empreendedorismo”, analisou. 
As ações desenvolvidas até dezembro de 2020, segundo o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC Paulo Rocha compreendem: desburocratização para abertura de novas empresas, compras públicas e o incentivo para que as microempresas locais participem dos processos licitatórios, Sala do Empreendedor para fortalecer o atendimento ao setor empresarial e qualificação para os agentes locais de desenvolvimento. Também será realizado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que proporciona o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nos alunos do 1º ao 5º ano da rede pública municipal.
O vice-prefeito Darci Fiorini resgatou os desafios dos primeiros empresários locais tanto para diversificar a economia quanto para capacitar os profissionais. “Participava-se de eventos em grandes centros para buscar novidades e inovações, ou seja, para aprendermos a pensar de maneira diferente. Hoje afirmamos veementemente que nada melhor do que investir nos jovens, pois sem eles não há avanços”, comentou.
O município de Pinhalzinho conta atualmente com 2 mil CNPJ, sendo 1.500 de empresas de pequeno porte que incluem 807 microempreendedores individuais (MEIs). A população atual é de aproximadamente 20,4 mil habitantes.

Veja também

Voltar para (Blog)