Postado em 30 de Outubro de 2019 às 17h11

Pequenos negócios: mercado internacional é novo alvo

Estimular as relações de comércio com outros países, seja na importação ou na exportação de produtos e serviços, independentemente do tamanho da empresa. Com esse objetivo o Sebrae/SC disponibiliza serviços para fortalecer negócios, esclarecer dúvidas e orientar o ingresso no mercado estrangeiro.
Na região Extremo Oeste catarinense ocorrem duas ações voltadas a esse propósito. A primeira compreende a uma reunião, nesta quarta-feira (30), às 19h30, com presidentes dos Sindicatos Patronais e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), no Restaurante Casarão, em São Miguel do Oeste.
A segunda ação é a palestra nesta quinta-feira (31), às 19 horas, “Pequenos negócios: aumento de competitividade e internacionalização”, com o assessor de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti. O evento será realizado no auditório da Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin), no município de Dionísio Cerqueira. A iniciativa é do Sebrae/SC, do Núcleo de Comércio Exterior da Fronteira da Ascoagrin e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
De acordo com o gerente regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, o intuito desses eventos é alinhar a atuação das entidades com as necessidades das empresas da região, para que com um trabalho conjunto possa executar o processo de internacionalização de maneira correta e efetiva. “Manteremos contato com as empresas que exportam ou que tem potencial para exportar na região para que possamos auxiliá-las e torná-las mais competitivas no mercado internacional. Também fortaleceremos parcerias, para que juntos possamos melhorar a atuação das empresas, seja na redução do custo ou do aumento da rentabilidade de produtos ou serviços”, antecipa.
Segundo Galotti, abordar a internacionalização remete a exportação, importação e competitividade de mercado. “Os pequenos e médios negócios precisam se preparar para atender o mercado externo, pois qualquer empresa catarinense que adequar os seus produtos com os níveis de exigências internacionais tem capacidade para abrir novos mercados consumidores”, analisa.
Galotti comenta que a intenção do programa de internacionalização é estreitar o relacionamento dos empresários com especialistas na área de comércio exterior. “Quando um empreendedor necessitar de um despachante aduaneiro, um agente de carga ou uma assessoria técnica na área basta procurar uma unidade do Sebrae, que terá opções à sua disposição para auxiliá-lo”, complementa. 

Veja também

Empresas estruturadas de maneira planejada para o futuro17/10/19 Para desenvolver o pensamento estratégico para direcionar o futuro do negócio a partir de iniciativas que sejam fruto de reflexão, da pesquisa e do conhecimento, oito empresas chapecoenses participaram do Programa de Gestão de Indicadores e Resultados (GIR), oferecido pelo Sebrae/SC. Esse aprimoramento iniciou em julho de 2018 com elaboração de diagnóstico e foi......
Startup Summit 2024 será realizado em agosto25/03 A sétima edição do evento será entre os dias 14 e 16 de agosto, em Florianópolis, e deve reunir 10 mil participantes...

Voltar para (Blog)