Pequenos empreendedores expõem atividades na Feira do JEPP em Caxambu do Sul
Alunos do 1º ao 9º ano apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o ano
Alunos do 1º ao 9º ano da EEF Adele Faccin Zanuzzo, de Caxambu do Sul, apresentaram os trabalhos feitos durante o ano no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A exposição ocorreu durante a Feira do JEPP promovida recentemente no município, e que contou com a visitação de famílias da cidade. O projeto foi realizado em três escolas de Caxambu do Sul pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Sebrae/SC no eixo de educação empreendedora do Programa Cidade Empreendedora.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, foi quem conduziu as atividades do JEPP. Ela destacou a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos, exaltando o comprometimento e o engajamento de cada um deles em empreender com criatividade.
“Na feira, foi possível ver o entusiasmo, encantamento e motivação dos alunos e professores. A comunidade compareceu, prestigiou e realizou suas compras além de interagir com os estudantes. Depoimentos evidenciaram que as expectativas foram atingidas e superadas. Foi um momento rico e único, onde os pequenos empreendedores colocaram em prática a teoria aprendida nos livros e já vislumbram ideias para a continuidade do projeto em 2023”, salientou.
Desde chás naturais até chaveiros ecológicos e geleias com alimentos da agricultura familiar, a Feira do JEPP em Caxambu do Sul contou com uma diversidade de produtos e serviços à comunidade. Uma das turmas desenvolveu uma locadora de brinquedos em parceria com o Rotary Clube de São Carlos. A ação tinha como objetivo alugar bicicletas e livros para a comunidade que participou e se divertiu.
Na análise da gestora da EEF Adele Faccin Zanuzzo, Marilda Leite, o JEPP superou as expectativas e ajudou na descoberta sobre o verdadeiro sentido de empreender. “O projeto trouxe não só mudança de pensamento, mas também, de postura, ações e atitudes entre alunos. Nossa escola está no campo e os alunos expandiram ideias, envolvendo as famílias, que conectados à escola, empreenderam agregando à agricultura familiar. A feira foi um momento único que ficará marcado na nossa história e no futuro de cada um que trabalhou neste projeto”, salientou.
Os educandos do 5º ano Kauê Victor e Henrique aprenderam a fazer pulseiras durante as oficinas do JEPP. Na feira, eles expuseram o trabalho feito ao longo do projeto e relataram a satisfação de ver o resultado. “Foi bom, muito legal. Eu adoro fazer pulseiras. Passamos por dificuldades, mas conseguimos ter lucro e resultado”, disseram.
AGRICULTURA FAMILIAR EM DESTAQUE
Os alunos que frequentam a EEF Adele Faccin Zanuzzo, em sua maioria, são filhos de produtores rurais e têm no campo o sustento de suas famílias. Valorizando o que cada família produz em casa, os estudantes desenvolveram o projeto “Geleias Adele” que teve como foco valorizar a agricultura familiar.
A professora de História, Daiane Pavão, ajudou os alunos no desenvolvimento do projeto. “Nos inspiramos nos projetos que o Sebrae/SC realiza e resolvemos empreender no meio rural, adaptando a metodologia para nossa realidade local. Focamos na agricultura familiar e na produção orgânica e sem agrotóxicos. Incentivamos a turma a produzir o que é orgânico, voltado para sustentabilidade e, também, a consumir alimentos saudáveis. Com isso, eles passaram a ver a propriedade como uma empresa rural e foram conscientizados sobre a importância da sucessão familiar e da permanência no campo”, observou.
SOBRE O JEPP
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o JEPP tem como objetivo proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças e nos adolescentes das unidades escolares do ensino fundamental da rede municipal.
Em Caxambu do Sul, as atividades iniciaram no dia 25 de abril e seguem até o dia 1º de dezembro. Durante o ano ocorreram estudos, reuniões, encontros, aplicação com os alunos e, agora, o encerramento com a Feira JEPP.
Cada temática teve conceitos específicos, mas a abordagem geral teve como foco o “Empreendedorismo Educacional” e a “Vivência dos comportamentos empreendedores”, com o olhar de protagonista de um processo, cujo aprendizado, fará a diferença na vida dos alunos. Foram desenvolvidas metodologias empreendedoras que capacitam os participantes, preparando-os para um futuro empreendedor em suas vidas, nos negócios e nas empresas ou entidades que atuarem.
PRÓXIMAS FEIRAS
A segunda feira será da EM Bairro Antena/EMBA, no dia 30 de novembro, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15, no espaço da escola. Serão expostos trabalhos de estudantes do 1º ao 5º ano. Já a terceira feira, está programada para o dia 1º de dezembro das 10h às 11h45 e das 13h15 às 15h, na escola EEB Candido Ramos. Serão apresentadas atividades dos alunos do 6º ao 9º ano.
Cooperativa eleva o IDH dos municípios11/Ago/202311/08/23há 1 ano e 9 meses Sexta-feira, 11 de Agosto de 202311/08/2023Presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki, destacou a história da cooperativa....
Últimos dias para contribuir com os fundos do idoso e da criança e do adolescente25/Mai/202325/05/23há 1 ano e 11 meses Quinta-feira, 25 de Maio de 202325/05/2023Chapecó tem um potencial de captação de recursos por meio de doações dedutíveis do Imposto de Renda Pessoa Física de cerca de R$ 16 milhões ao ano. Prazo para a declaração encerra na......