Peixe é tradição no almoço da Sexta-feira Santa; confira receita!
Para muitas famílias, o cardápio à base de peixe é tradicional na Sexta-Feira Santa
A Sexta-Feira Santa é um dos dias mais importantes do calendário cristão, marcando o último dia da Semana Santa e o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. É também um dia de muitas tradições, especialmente, a de comer peixe.
Muitas famílias cristãs ainda seguem esta tradição, sendo comum aos restaurantes oferecerem no cardápio pratos especiais de peixe para esta época do ano.
Supermercados e atacarejos também se preparam para a data e dispõem de diversas opções de pescado e produtos típicos da época, como azeites, vinhos, milho de canjica e chocolates, em especial, ovos de Páscoa.
Além de ser um prato tradicional, o pescado também é muito saudável, atesta a nutricionista do Fort Atacadista Rafaela Curcino Moreira. “O peixe é rico em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, uma ótima opção para quem deseja manter um estilo de vida saudável”.
Em muitas culturas, incluindo o Brasil, o bacalhau é um dos peixes mais apreciados nessa época. Outros peixes populares incluem sardinha, salmão, atum, linguado, robalo e, na região centro-oeste, pintado, piraputanga, matrinchã, pacu, cachara e tambaqui.
Para um almoço típico da Sexta-Feira Santa, a nutricionista do Fort Atacadista sugere a receita de arroz de bacalhau.
Receita de Arroz de Bacalhau
·1kg de lombo de bacalhau dessalgado ou 2kg de posta de bacalhau dessalgado
·1 pote de azeitonas pretas tipo gordal
·1 pote azeitonas verdes tipo gordal
·200g de tomates cereja cortados ao meio
·1 alho poró cortado finamente
·6 limões Taiti
·1 maço de salsinha picada
·1 cebola grande picada
·1 dúzia de ovos
·1 vidro de azeite
·1 tablete de manteiga extra com sal
·1kg de arroz
·200g de farinha Panko
·1kg de banha de porco
Modo de fazer
·Cozinhe o arroz normalmente com alho e cebola, reserve.
·Cozinhe 2 ovos por 7 minutos. Reserve
·Com uma laminadora, fatie os alhos e frite em azeite. Retire os chips de alho e coloque para secar em papel toalha; reserve o azeite.
·Coloque o bacalhau em uma assadeira e cubra à banha. Coloque em forno baixo, sem ferver, por, aproximadamente, 25 minutos.
·Retire o bacalhau, escorra e desfie grosseiramente.
·Em uma frigideira, usando o azeite onde o alho foi frito, refogue cebola, alho, alho poró e os dois potes de azeitonas picadas. Coloque as lascas de bacalhau e, em seguida, o arroz já cozido. Empane 6 ovos com farinha Panko e frite em óleo quente.
·Finalize com manteiga gelada e salsinha picada.
MONTAGEM
Coloque o arroz de bacalhau em um refratário e regue com bastante azeite; decore com os ovos empanados, azeitonas, tomates e raspas de limão.
Veja também
ACIC recebe 1º lugar no Prêmio Facisc Inova +18/Nov/202218/11/22há 3 anos Sexta-feira, 18 de Novembro de 202218/11/2022Associação Comercial e Industrial de Chapecó foi agraciada na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados...
Aeroporto de Chapecó amplia operações23/Mar/202323/03/23há 2 anos Quinta-feira, 23 de Março de 202323/03/2023O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso contará com oito operações diárias (Foto: divulgação)....
ACIC apresenta Relatório de Sustentabilidade de 2020/202119/Out/202219/10/22há 3 anos Quarta-feira, 19 de Outubro de 202219/10/2022A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) apresentou, nesta semana, o segundo relatório de sustentabilidade da entidade. O documento contempla alguns dos principais fatos ocorridos durante a gestão 2020/2021.......