Para dinamizar economia o município de Irati lança Programa Cidade Empreendedora
O prefeito Odirlei Bergamaschi afirmou que “trazer o Sebrae/SC para Irati era um sonho”. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, para uma cidade impulsionar seu desenvolvimento é necessário que haja articulação de políticas públicas de desenvolvimento. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
A vice-prefeita Cleusa Bortoluz Fortuna incentivou os empreendedores a utilizarem os serviços disponíveis pelo Programa Cidade Empreendedora. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
“Trazer o Sebrae/SC para Irati era um sonho que está se concretizando. Formalizar essa parceria representa um marco na história do município”, afirmou o prefeito Odirlei Bergamaschi durante o lançamento do Programa Cidade Empreendedora. O evento realizado nesta semana, no Centro de Múltiplo Uso, foi prestigiado por servidores municipais, secretários, empresários, vereadores e representantes de entidades e cooperativas.
Essa iniciativa do Sebrae/SC contribui para o desenvolvimento econômico a partir do fomento do empreendedorismo, fortalecimento dos pequenos negócios locais e desburocratização. Durante dois anos serão trabalhados eixos estratégicos como: gestão e políticas públicas, lideranças locais e governança, simplificação, Sala do Empreendedor, compras públicas e acesso à crédito, empreendedorismo na escola e inclusão socioprodutiva.
Irati também investirá no empreendedorismo nas escolas com a solução Infância.com, que visa estimular a criatividade e o pensamento inovador nos jovens. Outro diferencial será o suporte ao setor empresarial pela Sala do Empreendedor com auxílio tanto em processos burocráticos quanto em capacitações para aprimorar a gestão do negócio. A Administração Municipal também priorizará o mapeamento e as melhorias de processos.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, para uma cidade impulsionar seu desenvolvimento é necessário que Administração Municipal, Legislativo, Associação Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicatos articulem políticas de desenvolvimento. “Exemplo disso é o que o município está fazendo agora ao trabalhar o empreendedorismo nas escolas. Isso possibilitará uma transição entre as gerações no mercado de trabalho, além de incentivar o desenvolvimento econômico com uma nova visão de futuro”, comentou.
“Queremos pensar além do presente do município, precisamos traçar um plano de futuro, fomentar novas ideias e atividades econômicas para que todos cresçam juntos”, argumentou o prefeito. Para Odirlei, diversas empresas locais já são cases de sucesso, mas com apoio da Administração Municipal e do Sebrae/SC podem impulsionar ainda mais seu crescimento e, consequentemente, gerar mais renda e oportunidades de trabalho.
A vice-prefeita Cleusa Bortoluz Fortuna incentivou os empreendedores a utilizarem os serviços disponíveis pelo Programa Cidade Empreendedora. “Aproveitem as oportunidades oferecidas por meio dessa parceria porque tenho certeza que as informações e os conhecimentos transmitidos contribuirão para a evolução de suas atividades econômicas”, destacou.
Para o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Emerson Pedro Bazi, quando é realizado um planejamento estratégico aumentam-se as possibilidades de colher resultados positivos no futuro. “É isso que esperamos com o Programa Cidade Empreendedora, que ele proporcione frutos para as próximas gerações”, antecipou.
Também prestigiaram a solenidade a vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores Idani Hanauer Ferrari, as vereadoras Claudiane Delai Esposito, Keli Cristina Malfatti, Marilene Biffe e os vereadores Leocir Santo Cavassin e Leandro Kehl. “Como representante também do comércio agradeço ao Poder Público por nos ouvir. Precisamos desse suporte para melhorar os pequenos negócios. Visão empreendedora muitos de nós têm, mas depende de cada um que deseja avançar buscar apoio e conhecimento”, comentou Claudiane ao antecipar que na próxima semana ocorrerá uma reunião de alinhamento para a fundação da Associação Empresarial.
Pelo Sebrae/SC ainda estiverem presentes na solenidade de lançamento, a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no Oeste, Gabriela da Costa Heming, e a articuladora do programa na região, Isabela Nascimento.
Para o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Emerson Pedro Bazi, quando é realizado um planejamento estratégico aumentam-se as possibilidades de colher resultados positivos. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
O evento foi prestigiado por servidores municipais, secretários, empresários, vereadores e representantes de entidades e cooperativas. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
O evento foi prestigiado por servidores municipais, secretários, empresários, vereadores e representantes de entidades e cooperativas. (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)
Veja também
Suzin avalia conquistas da OCESC nos últimos quatro anos31/Jul/202031/07/20há 4 anos Sexta-feira, 31 de Julho de 202031/07/2020O mandato 2016/2020 recém-encerrado do Conselho de Administração da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), presidido por Luiz Vicente Suzin, foi marcado por conquistas nas áreas patrimonial, política, sindical e administrativa. Com direcionamento pautado na defesa dos interesses do cooperativismo e no apoio ao desenvolvimento......