Postado em 22 de Novembro de 2021 às 14h20

Técnicas para aprimorar a excelência no atendimento foram apresentadas em workshop gratuito em Marema

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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No atendimento ao cliente é importante estabelecer uma relação com o consumidor, que mudou muito a forma de comprar nos últimos anos. Para auxiliar os pequenos negócios a aprimorarem suas técnicas foi realizado, na última semana, o Workshop Brilhe no Atendimento ao Cliente, no Centro de Múltiplo Uso de Marema, no oeste catarinense. A inciativa foi da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC e jornalista, Lizane Lauermann, explicou que o workshop teve como objetivos aprimorar a excelência no atendimento, desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades dos participantes e apresentar técnicas de relacionamento com o cliente. “O workshop teve como base abordagens teóricas acompanhadas de atividades práticas, com exercícios em grupos para desenvolver técnicas e habilidades de atendimento”, expôs ao comentar que as ênfases foram no posicionamento e na imagem positiva da marca.
Para a sócia-proprietária da Loja Pagani Confecções e Calçados, Bruna Luiza Pagani, todo conhecimento adquirido em capacitações é válido e sempre agrega no dia a dia do negócio porque possibilita colocá-lo em prática. “O que me chamou bastante a atenção foi a abordagem sobre a empatia. Nem sempre estaremos bem por de trás do balcão, mas quando atendemos o cliente precisamos oferecer o nosso melhor”, comentou a empreendedora que trabalha ao lado de sua irmã Julia Cristina Pagani, na empresa familiar estabelecida há mais de 30 anos no município. 
De acordo com Bruna, a qualidade no atendimento é uma obrigação e as empresas precisam buscar outros diferenciais. Como exemplo, ela citou a exposição do produto e a disposição de mostrar várias opções ao cliente. “Espero que essa parceria perdure para os próximos anos e que continue beneficiando os pequenos negócios de Marema com capitações relacionados a outras temáticas da gestão empresarial”, sugeriu.
Para a funcionária do Bazar Maria, Debora Dall Bello, todos os profissionais que trabalham com o público precisam se atualizar constantemente para atender bem o consumidor e também para identificar possíveis equívocos no serviço e corrigí-los imediatamente. “A consultora é criativa e fez os participantes interagirem, o que demonstrou a importância da intercooperação dos diversos segmentos, deixando de lado a concorrência e a competitividade, pois há mercados e oportunidades para todos”, expôs.
Segundo Debora, o atendimento de qualidade é imprescindível. “Todo consumidor merece ser tratado com respeito, educação e simpatia. O profissional precisa ser prestativo e mostrar as diversas opções de determinado produto de interesse do cliente, além de esclarecer as dúvidas, apresentar os diferenciais ou benefícios que ele oferece”, comentou. Debora também participou de outra oficina disponibilizada gratuitamente pela Sala do Empreendedor, de mídias sociais. “Ambas trouxeram conteúdos interessantes e técnicas que podem ser aplicadas em nosso dia a dia”, analisou.
Os empresários interessados em capacitações e consultorias gratuitas voltadas à melhoria da gestão empresarial podem entrar em contato com a agente local de desenvolvimento, Katiane Lunardi, na Sala do Empreendedor, situada na Rua José Gaspari, nº 69, junto ao novo prédio da Prefeitura. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (49) 3354-0222 ou pelo e-mail saladoempreendedor@marema.sc.gov.br.
 
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