Postado em 28 de Abril de 2022 às 14h08

Lindóia do Sul tem coleção de artesanato que representa a identidade local

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Os panos de prato caracterizados com a cultura local, as peças de crochê, os bordados, a confecção de aventais, as sacolas retornáveis e os porta-moedas são alguns dos itens que representam a identidade de Lindóia do Sul, no oeste catarinense. Eles foram produzidos durante as oficinas criativas de artesanato, que qualificou 22 artesãos locais e desenvolveu uma coleção de souvenirs com os elementos que refletem os aspectos identitários locais. Essa iniciativa é uma estratégia vertical do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A temática central das peças valoriza os aspectos culturais da colonização italiana. Com essa proposta, o município de Lindóia do Sul potencializará o título de Capital Estadual do Filó. “A Administração Municipal vê a contribuição dessas oficinas como essencial, porque auxilia no aspecto econômico como uma renda extra aos participantes, atua como forma de lazer e bem-estar para quem produz e mantém viva a cultura do artesanato”, comenta a assessora de gabinete Marinês Ribeiro Perondi.
Os artesãos participaram de maneira ativa e comprometida. “Todos estavam motivados e empolgados, o que representa que gostam muito daquilo que fazem. Sabemos que eles têm dificuldades a superar como logística, estratégias de vendas e divulgação dos produtos fabricados. Entre os desafios apresentados pelos participantes alguns já estão sendo trabalhados graças ao Programa Cidade Empreendedora”, explica o agente de desenvolvimento Josiel Carlos Artmann ao relatar que ocorreu encontro com os artesãos nesta semana e com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Leandro Della Piccolla, para tirar algumas dúvidas.
As oficinas trabalharam na perspectiva de promoção, que vai além do cultural e estimula a comercialização e a geração de renda dos artesãos locais, além de inserir os produtos artesanais/culturais do município no mercado local e regional e ser um atrativo aos turistas.  As oficinas realizadas foram de criatividade, desenvolvimento de produtos iconográficos, apresentação de embalagens e controle de qualidade e melhoramento de produto.
Oficinas criativas de artesanato
Para a realização desse trabalho foi avaliada a atual situação da atividade, identificadas matérias-primas existentes na região, principalmente as de origem natural utilizadas para inovar o produto, elencadas outras habilidades ou técnicas que possam somar e contribuir na diferenciação do produto. Também foram apontados os ícones para o desenvolvimento das oficinas, as tendências na produção artesanal e foi realizada a promoção e comercialização aliado ao turismo.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 

Veja também

Sindicont promoverá dois cursos online na próxima semana07/08/20   O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), promoverá, na próxima semana, os cursos......

Voltar para (Blog)