Postado em 14 de Janeiro de 2020 às 16h03

Palma Sola intensifica ações de apoio ao desenvolvimento econômico local

Mídias sociais, vitrinismo, comércio eletrônico, gestão de tempo, gestão de equipes e estratégias de vendas são alguns dos temas das próximas oficinas promovidas pela Sala do Empreendedor de Palma Sola, no Extremo Oeste catarinense. Essas capacitações gratuitas integram o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo poder público e pelo Sebrae/SC.
“O programa tem revolucionado o município e tem aperfeiçoado vários setores da administração municipal, pois temos consultores orientando os servidores e otimizando nossa prestação de serviço tanto para os empresários quanto aos moradores”, enaltece o prefeito, Cleomar Mantelli (Kiko).
Neste mês iniciaram as oito horas de consultorias individuais nas propriedades dos empresários rurais que participaram nos meses de outubro e novembro de 2019 das oficinas sobre “Empreendedorismo Rural”. A consultora credenciada ao Sebrae/SC Rosane Haselstron de Souza auxilia o produtor a fazer os cálculos sobre o custo de produção e também na elaboração do balanço patrimonial da propriedade.
A Sala do Empreendedor também iniciou o cadastro dos empresários rurais interessados em realizar a venda de produtos pela Compra Local, que se dará por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) via o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os documentos necessários são: RG; CPF; comprovante de residência atualizado; Inscrição Estadual; escritura ou contrato que comprove o vínculo da propriedade; extrato do plantel ou documento emitido pela Divisão de Defesa Sanitária do município (carteira do produtor) e e-mail. Os agricultores podem agendar horário de atendimento ou esclarecer dúvidas por telefone no (49) 9 9202-0115 ou (49) 3652-3200.
Balanço 2019
Ao todo durante o ano foram capacitados mais de 60 empreendedores, com o objetivo de fomentar os negócios tanto no meio rural quanto no urbano. Entre as consultorias e as oficinas promovidas em 2019 estiveram: “Como agir de maneira empreendedora”; “Como aumentar suas vendas”; “Como controlar o fluxo de caixa”; “Como definir preço de venda”; “Como encontrar bons fornecedores”; “Como planejar o meu negócio”; “Como expandir seus negócios” e “Empreendedorismo rural”. Atualmente o município tem 165 microempreendedores individuais (MEIS) formalizados.
Outra ação relevante foi o projeto de desburocratização. “Com a Lei de Liberdade Econômica (nº 13.874/2019) os processos serão realizados digitalmente, agilizando a abertura de novas empresas e facilitando a vida do empresário”, analisa o prefeito. Até o momento foram realizadas reuniões de sensibilização e de alinhamento de ações. Também estão previstos levantamentos para prazos de abertura de negócios, análises e suportes legislativos para formalização, mapeamento e levantamento final do tempo para abertura de empresas.
A agente de desenvolvimento local, Tamara Scatola Luvison, realizou ao longo do ano entrevistas com 75 comerciantes e 24 agricultores para compreender as necessidades dos empreendedores locais. “Os entrevistados enalteceram que precisam buscar inovações constantemente, identificar o que é necessário mudar nos processos e aprimorar produtos ou a prestação de serviços para permanecer em um mercado cada vez mais competitivo”, relata.
A Sala do Empreender disponibiliza o suporte para simplificação e desburocratização dos processos para abertura e formalização da empresa, emissão de certidões, emissão de guias diversas (Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS), auxílio para a Declaração Anual (MEI) e na parte burocrática e documental para processos licitatórios. Também orienta, qualifica e oferece consultorias que auxiliam o melhoramento e a competitividade dos negócios locais.
Os empreendedores interessados nas oficinas ou consultorias devem entrar em contato pelo telefone (49) 3652-3200, pelo e-mail empreendedor@palmasola.sc.gov.br ou na Sala do Empreendedor de Palma Sola, situada na Rua Francisco Zanotto 600, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30 e durante o período de turno único das 7 horas às 13 horas.

Veja também

Parcerias público-privadas23/07/19 Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)