Postado em 05 de Julho de 2019 às 16h39

Palestras em escolas educam sobre perigos do mau uso da internet

Atividades foram realizadas pelo projeto Intervalo Unoesc com participação do Sou Digital

O projeto Sou Digital, iniciativa articulada pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), em parceria com a Mangold Assessoria Jurídica, Mágica Filmes, To Rocket e BRSIS Tecnologia Web, foi convidado a contribuir com o Projeto Intervalo Unoesc. Foram realizadas palestras em escolas de Chapecó e região sobre os perigos que circulam na internet e as consequências diante do uso inadequado da mesma.
O projeto Intervalo Unoesc ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2019 com a promoção de diversas ações nas escolas. A iniciativa surgiu da parceria da universidade com a Gerência Regional de Educação (Gered) e atendeu estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Foram desenvolvidas atividades como jogos gigantes, robótica, júris simulados, palestras, dentre outras.
As palestras do projeto Sou Digital foram ministradas pelos especialistas em Direito Digital Fernando Mangold e Sandra Lúcia Maltauro e buscaram conscientizar os estudantes sobre o uso responsável da tecnologia da informação e comunicação, com ênfase à internet. Foram abordados temas como riscos de manter contato com desconhecidos em jogos e redes sociais, compartilhamento de informações pessoais, formas de abusos e aliciamentos no meio online, cyberbullying, nudes, deep web, dentre outros. As palestras aconteceram em paralelo aos júris simulados que foram conduzidos pelos acadêmicos do curso de Direito da Unoesc Chapecó. A temática dos júris simulados foi sobre o massacre de Suzano, ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil, no município de Suzano, no estado de São Paulo.
De acordo com os especialistas, atualmente crianças e adolescentes têm cada dia mais facilitado o acesso ao mundo digital, seus benefícios e, também, todas as suas armadilhas. “Os perigos da internet são hoje uma das maiores preocupações de pais e educadores. Sendo assim, o Projeto Sou Digital parabeniza a Unoesc Chapecó pela iniciativa e agradece imensamente a oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre um tema tão relevante”.
Nesta primeira fase, o Projeto Intervalo Unoesc atendeu aproximadamente 1.217 alunos das seguintes instituições: Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas, Escola de Educação Básica Professora Luiza Santin, Escola de Educação Básica Druziana Sartori, Colégio Dinâmico, Escola de Educação Básica Marechal Bormann, Escola de Educação Básica Professora Zélia Scharf e Escola de Educação Básica Pedro Maciel. As ações continuarão no segundo semestre.

Veja também

Maravilha oferece oportunidades para fomentar a economia29/07/22 A Administração Municipal de Maravilha disponibiliza várias oportunidades paralelas para fomentar o desenvolvimento econômico, auxiliar no crescimento dos pequenos negócios locais e incentivar o empreendedorismo. Exemplos......

Voltar para (Blog)