O presidente do TCE/SC e conselheiro, Herneus de Nadal, enalteceu a importância do trabalho em conjunto com o OSB (Foto: Divulgação).
Estreitar ainda mais a cooperação institucional para que os recursos públicos sejam aplicados de maneira correta, transparente e eficiente. Com esse objetivo o Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó) promoveu reunião com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), na última semana, no Condomínio Cesec, em Chapecó.
Representaram o OSB-Chapecó o presidente Vilmar Luiz Mattiello, acompanhado pelos vice-presidentes Antonio Vivian, Fernando Ioris e Marcel Kracker Lerner, além de voluntários que participaram do evento. Pelo TCE/SC estiveram presentes o presidente e conselheiro Herneus de Nadal, o diretor de contas de governo Moisés Hoegenn e os auditores Sandro Nunes e Leonardo Favareto.
Entre as temáticas abordadas pelo TCE/SC esteve a apresentação da ferramenta Farol do TCE/SC, que reúne uma ampla gama de dados e informações sobre a gestão pública em Santa Catarina. Esse portal disponibiliza painéis de informações atualizadas regularmente, que permitem aos usuários acessar de forma rápida e fácil, dados sobre a execução orçamentária, arrecadação de receitas, gastos com pessoal, licitações e qualidade dos serviços públicos.
O presidente do TCE/SC e conselheiro, Herneus de Nadal, destacou que atuam no órgão técnico mais de 600 servidores e que mesmo com esse capital humano não é possível atender todas as demandas, por isso enalteceu a importância do trabalho em conjunto com o OSB. “Podemos incrementar nossa parceria com o OSB-Chapecó, uma vez que isso melhorará ainda mais a missão de ambas entidades. Sempre estaremos de portas abertas para auxiliar, orientar e agir em parceria com a sociedade catarinense”, reforçou.
Por fim, o presidente do TCE/SC salientou que a atuação preventiva representa um processo judicial a menos, beneficiando toda a sociedade na medida em que a velocidade dos investimentos é maior. “Esses encontros regionais contribuem para criar uma sinergia maior de trabalho. Volto a reforçar, novamente, que a missão do OSB de monitorar para que os recursos públicos sejam bem aplicados está absolutamente em consonância com a missão do TCE/SC”, argumentou.
Durante a reunião técnica o presidente do Conselho Consultivo do OSB-Chapecó, Armelindo Carraro, procedeu uma breve apresentação institucional das ações e dos resultados da trajetória do OSB-Chapecó. Na sequência, o presidente do OSB-Chapecó Mattielloe o vice-presidente para assuntos de controle social Lernerentregaram ao presidente do TCE/SC uma Carta Aberta da entidade reafirmando a solicitação ao Tribunal assuntos encaminhados e em tramitação.
Para o presidente do OSB-Chapecó, Vilmar Luiz Mattiello, o portal Farol reúne inúmeras informações, com fácil navegação, possibilidade de comparação de dados e extração de pesquisas para o acompanhamento da utilização dos recursos públicos. “A missão do OSB e do TCE se complementam, pois buscam a eficiente aplicação dos recursos públicos, que são de todos os cidadãos e precisam ser investidos com o objetivo de proporcionar um bem para a coletividade”, analisou.
Acompanharam a reunião representantes das seguintes entidades: Junior Chamber Internacional (JCI), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Somar Oeste/SC, Unochapecó, Unoesc, Uceff Faculdades, Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA), 5ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção (Decor), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Observatório Social do Brasil de Santa Catarina (OSB-SC).
Para o presidente do OSB-Chapecó, Vilmar Luiz Mattiello, o portal Farol reúne inúmeras informações e com fácil navegação (Foto: Divulgação).
Reunião do OSB-Chapecó com o Tribunal de Contas (Foto: Divulgação).
Reunião do OSB-Chapecó com o Tribunal de Contas.
Reunião do OSB-Chapecó com o Tribunal de Contas.
Veja também
Cordilheira Alta inicia elaboração de planejamento estratégico25/Mai/202225/05/22há 3 anos Quarta-feira, 25 de Maio de 202225/05/2022Planejar o futuro, corrigir fraquezas, potencializar forças e adaptar-se às mudanças do ambiente de maneira assertiva é o posicionamento de gestões que investem no planejamento. Com essa visão, a Administração Municipal de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, inicia a execução da solução Plano Estratégico da Gestão......
Desafio Liga Jovem Sebrae: oeste catarinense se destaca na 2ª edição06/Ago/202406/08/24há 1 ano e 2 meses Terça-feira, 06 de Agosto de 202406/08/2024A iniciativa, promovida pelo Sebrae, estimula a criação de soluções criativas para os desafios da sociedade (Foto: Divulgação)...
Quando o clima fala mais alto: os efeitos da ambiência na produção de leite24/Set24/09há 1 mês Quarta-feira, 24 de Setembro de 202524/09/2025Doutor Frederico Márcio Corrêa Vieira, especialista em biometeorologia animal, conduzirá a “Do clima ao conforto como a ambiência impacta vacas e produtividade”...