OSB-Chapecó acompanhou 273 licitações até agosto deste ano
Resultados da entidade foram apresentados em Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas
Participaram conselheiros, associados efetivos, associados fundadores, voluntários, parceiros e mantenedores.
A transparência em seus atos é um dos alicerces na atuação do Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó). Por isso, a entidade promoveu, na última semana, Assembleia Geral Ordinária on-line para prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2023. Participaram conselheiros, associados efetivos, associados fundadores, voluntários, parceiros e mantenedores.
Todas as ações da entidade buscam a eficiência da gestão pública, assim, desta forma atua na defesa dos direitos do cidadão ao acesso a informação, no controle social dos gastos públicos, no monitoramento das compras públicas e em ações de conscientização. Em Chapecó estão em ação 132 voluntários, que recebem capacitação e suporte técnico para aplicar a metodologia padronizada.
“O OSB é gigante nos números apresentados, mas também nas pequenas ações diárias, a exemplo do monitoramento das entregas de produtos licitados, verificando as inconsistências e promovendo a moralidade”, analisou o presidente do Conselho de Administração do OSB-Chapecó, Vilmar Luiz Mattiello, ao agradecer o comprometimento de todos. “Temos certeza que estamos no caminho certo em busca da transparência da utilização dos recursos públicos”, reforçou.
RESULTADOS
De janeiro a agosto de 2023 foram acompanhadas 273 licitações, sendo 34 de dispensa (compras que não atingiriam o valor mínimo para realizar licitação), 45 inexigilidade (não tem concorrência ou outra empresa que possa participar) e 194 demais modalidades (pregão, tomada de preço). Esses processos licitatórios somaram R$ 492 milhões, com 36% do valor homologado por compras de empresas de Chapecó e 64% de outras cidades. “Esses indicadores são reflexos do trabalho de incentivo para que os pequenos negócios locais participem dos certames”, reforçou o vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros do OSB-Chapecó, Fernando Ioris.
O vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças do OSB-Chapecó, Mário Miranda, ressaltou que 31 obras foram acompanhadas numa ação conjunta da Comissão de Obras e pelos acadêmicos das duas universidades parceiras. Conforme dados atualizados, 111 obras públicas estão em andamento hoje em Chapecó, com previsão de investimento superior a R$ 577 milhões. “Nosso trabalho vai além das visitas nos canteiros de obra. Inicia a partir de uma análise minuciosa do edital até a entrega final do que foi contratado”, explicou.
Como exemplo Miranda citou a modernização da Arena Condá, duplicação da Avenida Leopoldo Sander,revitalização do Complexo do Verdão, micro e macrodrenagem do Rio dos Índios, construção do elevado da rótula da Bandeira e instalação dos contêineres subterrâneos.
Para o presidente do Conselho Consultivo do OSB-Chapecó, Armelindo Carraro, a entidade é referência nacional por sua postura, seriedade e metodologia de trabalho. “As diretorias sempre valorizaram os voluntários ao mesmo tempo em que atuaram de maneira descentralizada incentivando a política de renovação. Para poder crescer com qualidade capacita os voluntários, o que lhe assegura também credibilidade”, analisou.
BALANÇO
O OSB, pela sua metodologia nacional, pode atuar no executivo, legislativo, judiciário e instituições sustentadas com recursos públicos. Entre as ações realizadas estão monitoramento das contas públicas, licitações, entregas e obras; cursos e palestras; capacitação de micro e pequenas empresas e indicadores de gestão pública.
Segundo Ioris, desde a fundação do OBS-Chapecó em 2016 até agosto de 2023, foram acompanhados 1.844 certames, o que representa um valor de referência de R$ 1,4 bilhão e uma economia gerada de R$ 266 milhões aos cofres públicos pela intervenção da entidade.
Como exemplos de economias geradas a partir da atuação do OSB-Chapecó foram destacados na AGO: sistema de iluminação pública; aquisição de conteúdo didático pedagógico inseridos em tablets; concessão para expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Municipal; aquisição de containers móveis para coleta de materiais recicláveis e lixeiras públicas; compra de cestas básicas para famílias atendidas pelos CRAS, direcionamento em conta específica dos recursos referentes a outorga onerosa e instalação de abrigos para passageiros do transporte público urbano.
A Gestão de Controle Social e Comissão Jurídica, coordenada pelo vice-presidente de controle social Marcel K. Lerner, é um dos pilares de todas as ações e já emitiu nos últimos sete anos 933 documentos, 158 pareceres jurídicos, 57 encaminhamentos para órgãos de controle e acompanhou 550 sessões do Legislativo de Chapecó.
Veja também
MEIs de Maravilha têm sala específica para atendimento29/Abr/202029/04/20há 4 anos Quarta-feira, 29 de Abril de 202029/04/2020A Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, adotou como estratégia para evitar aglomerações, medida de segurança no enfrentamento da Covid-19. O projeto destinou sala específica para atendimento exclusivo aos microempreendedores individuais (MEIs). Os esclarecimentos são prestados no Edifício Belluno, na avenida Araucária, 736 no Centro.......
FALB lança concurso especial para comemorar aniversário05/Fev/202105/02/21há 3 anos Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 202105/02/2021Fundação mantida pela Aurora Alimentos celebra a data no dia 18 de fevereiro e premia voluntários ...