Postado em 24 de Setembro de 2020 às 15h32

Os desafios da contabilidade na transformação digital

Tema foi abordado em live nesta semana em comemoração ao Dia do Contador

            Para comemorar o Dia do Contador (22 de setembro), o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) e o curso de Ciências Contábeis da Uceff Faculdades promoveram, nesta semana, uma live com o tema “Os desafios da contabilidade na transformação digital”. O assunto foi explanado pelo contador e diretor da empresa Consultline, Caciano Zanella, e pelo presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, com mediação da coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios da Uceff Chapecó, Leossania Mafroi, e participação da comunidade acadêmica e empresarial.
            De acordo com Zanella, o contador é um agente de transformação social porque passam por ele muitas informações das empresas. “A contabilidade é uma língua que nós conhecemos. Precisamos transformá-la em dados e informações que se tornam conhecimento que se converte em estratégias para o empreendedor. A contabilidade mede, interpreta, gerencia e diz onde está o problema e o que precisa ser tratado dentro de uma organização, ou seja, ajuda a manter a saúde econômica e financeira adequada da empresa”.
            Para isso, é preciso conhecer cada empresa atendida, seu segmento de atuação e como está o mercado. Para auxiliar nessa tarefa, existem tecnologias que automatizam processos. “A união do conhecimento de gestão com as ferramentas adequadas traz um ganho formidável ao trabalho do contador”, frisou Zanella.
            O empreendedor contábil enfatizou que as tecnologias não substituirão a atuação dos profissionais. “Nenhuma ferramenta faz o trabalho sozinha, é necessário o contador, com conhecimento de gestão de negócios, para interpretar os dados e transformar em conhecimento acessível”, expôs Zanella, acrescentando que as ferramentas proporcionam mais agilidade e segurança. “Quem tem o feeling e quem sabe quais informações precisam ser analisadas é o contador. Não podemos ter medo das tecnologias, elas não trazem risco, ao contrário, potencializam a profissão”.
            Leossania enfatizou que para realizar o trabalho com eficiência é necessário a educação continuada. “É uma das profissões que mais estuda porque a legislação muda com muita frequência e o contador precisa sempre estar atualizado. O Sindicont atua fortemente nesse sentido, oferecendo cursos que dão uma continuidade ao trabalho da universidade na graduação”, assinalou a coordenadora, ao ressaltar a parceria mantida entre o Sindicato e a Uceff na realização das capacitações.
            O presidente do Sindicont lembrou que, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, houve diversas alterações na legislação e no formato do trabalho, potencializando o home office e o uso de tecnologias. “Nos deparamos com muitos desafios, mas essas transformações também oportunizaram ao contador se posicionar como um profissional fundamental para contribuir com as empresas, principalmente com o fornecimento de informações estratégicas para a tomada de decisões”.
            A entidade disponibiliza, por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), diversos cursos que, neste período, estão sendo realizados virtualmente. “Isso facilitou a participação e reduziu os custos. Buscamos sempre manter os contadores atualizados, pois é fundamental para exercer a profissão. Entendemos que com os desafios e as incertezas que se apresentam é importante que os empreendedores busquem orientação adequada e planejamento para novos cenários que surgirão. A pandemia mostrou que é possível trabalhar à distância e que as tecnologias nos auxiliam muito”, concluiu Gelson.

Veja também

Trajetórias empresarias são contadas aos jovens do Projeto Parceiro Anjo11/11/21 Aprender sobre empreendedorismo por meio de relatos de trajetórias empresariais de sucesso. Com esse objetivo foi realizada a 2ª Roda de Conversa com Empreendedores e Investidores do Projeto Parceiro Anjo, no município de São Miguel......

Voltar para (Blog)