Organização da propriedade resulta em ganho de tempo do empresário rural
A melhoria na gestão, na organização da produção e nos processos é uma constante, independente, da atividade exercida pela empresa. Isso ocorre também no campo onde os empreendedores precisam adotar práticas sustentáveis e estratégias para ampliar a produtividade preservando a qualidade.
Com o objetivo de aperfeiçoar as atividades em sua propriedade o empresário rural Nestor Doss, associado da Auriverde, participou em 2019 no curso “De Olho na Qualidade Rural”. A iniciativa faz parte do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” realizado em parceria com entidades e cooperativas.
A propriedade está situada na Linha Glória do Meio, em Cunha Porã. Em uma área de oito hectares a empresa rural tem como atividade principal a bovinocultura leiteira, com um plantel de aproximadamente 30 animais. A família atua nesse segmento há vários anos e vem ampliando a atividade ao longo desse tempo com melhoria na genética, na dieta dos animais e nas estruturas para atender as necessidades.
Antes de realizar o curso “De Olho na Qualidade Rural” a empresa apresentava vários aspectos que poderiam ser melhorados, principalmente referente ao descarte de materiais desnecessários e na organização das ferramentas e dos espaços. As estruturas estavam em boas condições e necessitavam apenas de revitalização através de pintura.
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Edivan Franz as terras estavam em condições favoráveis para a produção de pastagens e silagens, com benfeitorias apropriadas para a atividade requerendo pequenas reformas para agilizar as tarefas e alguns espaços, como por exemplo os galpões precisavam de organização e separação dos materiais para evitar riscos de acidentes.
“A família participou em todos os encontros e as consultorias. Após a definição dos locais em que seriam realizadas as atividades todos colaboraram para cumprir com o cronograma. Entre os diferenciais estão a participação ativa da esposa Neiva Winch nas atividades de capacitações e o comprometimento de todos os integrantes da família na execução das ações. Assim, foi possível obter resultados expressivos como o ganho de tempo nas tarefas diárias”, analisa o consultor.
O empresário rural enfatiza que gostou de participar do curso, pois conseguiu visualizar alternativas para melhorar sua propriedade. “Aprendemos muito com o que realizamos e nos desafiamos, mesmo com várias atividades diárias, a fazermos mais e colocar em prática os ensinamentos. Mesmo que seja aos poucos, um espaço de cada vez o importante é fazer e o próximo passo é melhorar a área das bezerras”, antecipa Doss.
PARCEIROS
O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.
Veja também
Regras para informação sobre comercialização são alteradas pelo eSocial29/Jul/202129/07/21há 3 anos Quinta-feira, 29 de Julho de 202129/07/2021Ao comercializar com empresas, produtores rurais classificados como “contribuinte individual” ou “empregador rural” não precisam prestar informações...
NOTA À SOCIEDADE - CONSELHO DIRETIVO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL DE CHAPECÓ12/Jun/202012/06/20há 4 anos Sexta-feira, 12 de Junho de 202012/06/2020O Observatório Social de Chapecó integra o Sistema de Observatórios Sociais do Brasil, cuja missão é de contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a......