Postado em 29 de Fevereiro às 17h18

Oficina Técnica da ATeG Corte reúne produtores em Descanso

Evento reuniu cerca de 50 produtores e técnicos.

Manejo de pastagens foi o tema central da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, realizada na última semana, na propriedade de Décio Schroeder, na Linha Itajubá, em Descanso (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel de Oeste.
O evento reuniu cerca de 50 produtores e técnicos e contou com a presença do supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider, o técnico de campo Marlon Sbruzzi, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de SMO, Adair Teixeira e o presidente do Sindicato Rural de Itapiranga, Waldemar Schroeder.
Entre os temas em destaque estiveram o manejo de pastagens, a importância da estação de monta e a eficiência no ganho de peso ao desmame. Além disso, também foram realizadas avaliações dos resultados obtidos pela propriedade de Décio Schroeder. De acordo com Schneider, as técnicas abordadas durante a oficina são fundamentais para uma pecuária eficiente e lucrativa. “Esses cuidados garantem a nutrição do rebanho, a reprodução eficaz e o crescimento saudável dos bezerros, resultando em maior produtividade e rentabilidade para o produtor.”
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, o evento foi um sucesso. “Reunimos dezenas de produtores de São Miguel do Oeste e da região para discutir importantes abordagens da pecuária. Oficinas como essa são de grande valia para repassar conhecimentos e experiências, além de alavancar o setor”.
ATEG PECUÁRIA DE CORTE
O Senar/SC iniciou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte em 2016. Desde então, atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. Atualmente, 1.830 propriedades integram o programa no Estado.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta que Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal, tendo acesso a grandes mercados de exportação. “O Estado é renomado pela excelência e qualidade e vemos que com o programa conseguimos alavancar ainda mais a produção de carne bovina, fortalecendo o setor da bovinocultura e os produtores catarinenses”.
Entre os principais resultados alcançados com a ATeG Bovinocultura de Corte estão a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).

Os resultados obtidos pela propriedade de Décio Schroeder foram apresentados durante a oficina.

O supervisor técnico da ATeG, Fernando Schneider e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de SMO, Adair Teixeira, comemoraram o sucesso do evento.


Veja também

FIESC defende projetos de lei que dão alívio fiscal a empresas durante a pandemia01/07/20 Federação das Indústrias solicitou aos deputados estaduais que aprovem projetos de lei 222/2020 (que institui o Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais, em decorrência do estado de calamidade pública declarado em virtude da pandemia da covid-19) e 138/2020 (que suspende, no ano de 2020, as metas e compromissos firmados pelas empresas em contrapartida aos......

Voltar para (Blog)