Postado em 17 de Setembro às 15h53

Oeste catarinense recebe Fórum Estadual de Governanças do Sebrae/SC

O encontro reuniu lideranças das duas IGRs do Oeste: Alto Uruguai Catarinense (Concórdia) e Grande Oeste (Vargeão), em sintonia com outras 15 regiões de Santa Catarina

No Oeste Catarinense, o fortalecimento do turismo ganha cada vez mais relevância com o trabalho articulado das Instâncias de Governança Regional. (Foto: Renê Luiz Anziliero/Sebrae/SC)

Vargeão e Concórdia foram palco de um dos encontros mais relevantes para o turismo catarinense em 2025. O Fórum Estadual de Governanças, promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e as próprias Instâncias de Governança Regional (IGRs), o encontro aconteceu na terça-feira (16). O evento foi realizado simultaneamente em 15 regiões do Estado e envolveu representantes públicos, gestores, lideranças comunitárias e empresários interessados em contribuir com o desenvolvimento integrado do turismo em Santa Catarina e que discutiram ações conjuntas voltadas ao fortalecimento do setor.
No Oeste Catarinense, o fortalecimento do turismo ganha cada vez mais relevância com o trabalho articulado das Instâncias de Governança Regional. Exemplos como as IGRs Alto Uruguai Catarinense e Grande Oeste demonstram o potencial da união entre municípios para estruturar roteiros integrados, valorizar a cultura local e criar novas oportunidades de negócios.
Essa atuação conjunta reforça a importância de iniciativas que aproximam lideranças, empresários e comunidades em prol de um turismo mais sustentável e competitivo para toda a região. A abertura contou com a participação da secretária de Turismo de Santa Catarina, seguida da fala da gestora estadual do Sebrae/SC, Aline Miranda. Um dos destaques da manhã foi a palestra da especialista Teresa Lemos, convidada pelo Sebrae/SC para compartilhar sua experiência e visão sobre estratégias de desenvolvimento turístico.
Na sequência, aconteceram as apresentações institucionais que antecederam a etapa prática do encontro. Durante o Fórum, o Sebrae/SC e a Prefeitura Municipal de Chapecó também divulgaram o espaço que o Sebrae/SC irá disponibilizar na feira EFAPI para o turismo. No local, as Instâncias de Governança Regional (IGRs) e as empresas participantes terão a oportunidade promover os seus destinos. A ação ocorrerá diariamente entre os dias 10 e 19 de outubro, dentro do espaço Sebrae/SC, seguindo o horário da feira de segunda a sexta-feira das 15 horas às 22 horas e, aos sábados e domingos, das 10 horas às 22 horas.
Além das reflexões estratégicas, o Fórum também evidenciou as ações práticas que já estão sendo implementadas para fortalecer o turismo regional. O analista de negócios do Sebrae/SC, Renê Luiz Anziliero, destacou o papel da instituição em apoiar de forma contínua os empreendedores e as IGRs. "Nosso compromisso é estar lado a lado com os empreendedores e as governanças regionais, oferecer as ferramentas necessárias para transformar potencial em resultados. O turismo tem um papel fundamental na geração de emprego e renda, e por isso o Sebrae/SC investe em ações que fortalecem tanto as empresas quanto os territórios. Iniciativas como o planejamento estratégico das IGRs e os espaços de divulgação na EFAPI são exemplos de como podemos transformar a colaboração em oportunidades reais para o desenvolvimento do setor", disse.
No período seguinte, os participantes realizaram uma atividade de planejamento estratégico da IGR, conduzida por consultores contratados com o objetivo de mapear as prioridades regionais e alinhar iniciativas que poderão ser colocadas em prática já em 2026, e, assim, garantir mais integração e eficiência nas ações de promoção do turismo. Com a metodologia aplicada em todas as regiões, o Fórum busca não apenas levantar demandas locais, mas também construir uma visão unificada para o futuro do turismo em Santa Catarina.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Voltar para (Blog)