Faxinal dos Guedes investe em ações de apoio ao setor empresarial
AAdministração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, investe em ações de fortalecimento do setor empresarial. Uma das medidas adotadas foi a adesão ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC e conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
“Confiamos no know-how do Sebrae/SC em propor estratégias para acelerar a economia local, incentivar o empreendedorismo e auxiliar os empresários a ampliarem sua produtividade e expandirem os negócios. Investimos no fortalecimento do setor empresarial que puxa o desenvolvimento econômico, gera renda e com isso melhora a qualidade de vida da população”, antecipa o prefeito Gilberto Angelo Lazzari.
O programa busca a transformação local por meio da implantação de políticas de desenvolvimento. Essas políticas públicas são possíveis por meio de soluções estruturais que permitem uma base sólida e uma gestão empreendedora. Entre as vantagens aos municípios participantes estão: alinhamento da Lei de Liberdade Econômica, Cidade em Números, desenvolvimento econômico local, redução da burocracia, liderança mais eficaz, fortalecimento do empreendedor e otimização do dinheiro público.
Este novo ciclo foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Contará com cinco pilares de ação: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Com base nelas, o município pode escolher entre outras 11 estratégicas verticais.
Soluções dos pilares
Os pilares foram pensados para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio. No pilar liderança estão previstas soluções voltadas ao prefeito, secretário e agente de desenvolvimento e preveem pesquisa de imagem, consultoria, oficinas e cursos de formação, além de acompanhamento mensal.
No pilar desburocratização será realizada consultoria para apoio de aceleração no processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Para Sala do Empreendedor estão previstas consultorias, soluções aos empresários, capacitações e pesquisas.
O pilar compras públicas contempla acompanhamento para adequação dos processos licitatórios na legislação, fomento da agricultura familiar e capacitação aos compradores do poder público municipal. Para a educação empreendedora estão previstas atividades com alunos e professores.
Cuidados com o manejo são essenciais para melhorar resistência das bezerras11/Nov/202111/11/21há 4 anos Quinta-feira, 11 de Novembro de 202111/11/2021 O manejo, o planejamento das instalações e a adoção de protocolos de limpeza são fatores-chave para melhorar a resistência das bezerras. A doutora em Clínica Veterinária, Viviani Gomes, palestrou sobre o tema no último debate do “Painel gado jovem: investindo no futuro da fazenda” desta quarta-feira (10), segundo dia do 10º......
Lajeado Grande participa do reconhecimento do Selo Sebrae de Referência Nacional em Atendimento28/Out/202228/10/22há 3 anos Sexta-feira, 28 de Outubro de 202228/10/2022 A Sala do Empreendedor desenvolve um importante papel no estímulo ao empreendedorismo. Promove o desenvolvimento econômico, prepara os empreendedores para a formalização e eleva a longevidade, a competitividade......