Postado em 02 de Setembro de 2021 às 10h32

O desafio da nutrição animal: alternativa de grãos é tema do Simpósio de Avicultura da ACAV

         A cadeia produtiva da avicultura industrial consome milhões de toneladas de milho e farelo de soja para a nutrição das aves. Com a crescente escassez desses grãos no mercado, a agroindústria passou a procurar alternativas, como os cereais de inverno, para amenizar essa crônica insuficiência. “Alternativas de grãos e os impactos que podem proporcionar nas reprodutoras” será o tema da palestra que o zootecnista Leonardo Linares fará na abertura da programação científica do Simpósio de Qualificação Técnica da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura), programado para o período de  20 a 22 de setembro próximo, em formato 100% virtual.
         A participação ocorrerá às 15h20 do dia 21 de setembro. Leonardo Linares atua como nutricionista no time global de serviços técnicos da Zinpro Corporation. Graduou-se em Zootecnia pela Unesp campus de Botucatu em 1993. Cursou  Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Nutrição Animal pela Universidade do Missouri, Columbia, EUA.  Soma 27 anos de experiência na indústria avícola, passando por posições desde o começo da carreira como controle de qualidade em fábrica de ração, supervisor de granja de matrizes, nutrição e manejo de matrizes, frangos e perus pelos 11 anos que trabalhou para a Perdigão Agroindustrial S/A. Depois de concluído o Doutorado, Leo trabalhou por oito anos na Aviagen, sediado na Escócia, e prestando suporte aos clientes de avós, matrizes e frangos em nutrição e manejo na Europa, Oriente Médio e África.  Agora trabalha para a Zinpro como nutritionista, dando suporte global aos clientes em nutrição e manejo avícola. Também participa do desenvolvimento de novas pesquisas.
         INSCRIÇÕES
         As inscrições devem ser feitas pelo site www.simposioacav.com.br e o valor passou para R$ 300,00 (profissionais) e R$ 150,00 (estudantes) e permanecem nesse patamar até o final do evento.
O coordenador geral Bento Zanoni destacou o apoio dos patrocinadores da categoria ouro (Cargill, Ceva, Cobb, MSD Saúde Animal e Aviagen | Ross), da categoria prata (Icasa, Hubbard Your Choice, Dur Commitment, Plasson Livestock, Petersime Incubators & Hatcheries, Zoetis, Vetanco Phibro Animal Health Corporation e Evonik Leading Chemistry) e da categoria bronze (DSM Bright Science, Brighter Living, Trouw Nutrition a Nutreco Company, Elanco e BRDE).
“Os patrocinadores exercem papel essencial porque, além de viabilizar o evento, permitem a cobrança de valores módicos nas inscrições”, pontua Zanoni.
O Simpósio é reconhecido por reunir os melhores especialistas da Academia e do mercado para abordagem dos temas mais atuais e relevantes de uma das maiores e mais avançadas cadeias produtivas do mundo – a avicultura industrial brasileira.
As palestras serão transmitidas a partir dos estúdios da BS Áudio, em Chapecó (SC).
         PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
         O dia 20 de setembro (segunda-feira) será destinado a uma programação paralela. Durante a manhã e à tarde expositores desenvolverão atividades com públicos de seu interesse. Da mesma forma, nas manhãs dos dias 21 e 22.
         O Simpósio de Qualificação Técnica, propriamente, iniciará às 14 horas do dia 21 de setembro (terça-feira) com manifestação de autoridades e dirigentes, seguida da palestra de abertura sobre “Cenários atuais e os próximos desafios do Brasil”.
         Na sequência estão previstas quatro palestras.
         Às 15h20, Leonardo Linares prelecionará sobre “Alternativas de grãos e os impactos que podem proporcionar nas reprodutoras”.
         Às 15h50, Rick Van Emous irá discorrer sobre “Nutrição da matriz visando adequada composição corporal e produtividade”.
         Depois de breve intervalo, às 16h30, Winfridus Bakker abordará o tema “Manejo para aumentar a produtividade e garantir a qualidade de ovos”.
         A última palestra do dia será ministrada às 17 horas por Breno Castello Branco Beirão e versará sobre “Tecnologias utilizadas para otimizar o manejo da vacinação evitando perda de produtividade”.
         Para o dia 22 de setembro (quarta-feira), etapa final do Simpósio, estão programadas cinco palestras.
         Às 14 horas, Marco Aurélio Romagnole de Araújo abordará “Manejo de machos reprodutores para alta performance”.
         Às 14h30, Fábio Luiz Bittencourt falará sobre “Construindo uma incubação de alta performance com foco em qualidade de pintos”.
         Às 15 horas, Tiago Gurski, Evair Basso e Carlos de Oliveira abordarão “A influência da qualidade e contaminação de ovos e o impacto na primeira semana de vida da progênie”.
         Após intervalo, às 16h10, inicia a exposição sobre “Atualização da epidemiologia no Brasil e perspectivas para os próximos anos”, a cargo de Joice Leão.
         Caberá a André Luiz Della Volpe a palestra final, às 17 horas, focalizando “Manejo adequado para a prevenção de doenças em áreas endêmicas.” Segue-se mesa redonda de debates e, ao final, o Simpósio de Qualificação Técnica ACAV será encerrado.
         

Veja também

Novas turmas dos Cursos Técnicos em Agronegócio e Zootecnia iniciam nos polos de SC15/03/22 O Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil iniciou três novas turmas no último fim de semana nos polos de Santa Catarina: Seara, São Joaquim e Araranguá. Já no polo de Campos Novos começou uma turma do Curso Técnico em Zootecnia. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão......

Voltar para (Blog)