Núcleo para o Microempreendedor Individual (MEI) é lançado na ACIC
Grupo impulsionará o crescimento dos negócios, a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico da região
Núcleo de MEI lançado na ACIC era um pedido antigo de associados.
Com o propósito de promover o desenvolvimento do microempreendedor individual (MEI), na terça-feira (23) foi instituído o Núcleo de MEI na Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC). O presidente, Helon Rebelatto, explicou que este Núcleo era uma solicitação antiga e planejada pela entidade.
“Temos um carinho especial por esse grupo, porque é como um berçário de empresas. Já temos uma parceria com o Sebrae/SC, o MEI UP, que é um projeto de estruturação e capacitação para empreendedores. O Núcleo fortalecerá nossa visão de que são eles que constroem o município, deles que surgirão as grandes empresas e que gerarão a maior parte dos empregos,” salientou o presidente.
Rebelatto ainda apontou que a ACIC é formada majoritariamente por micro e pequenas empresas, com mais de mil MEIs entre os 1.560 associados, e que o Núcleo reforça a visão de fortalecer ainda mais a representatividade da entidade.
A diretora dos núcleos empresariais, Cleunice Zanella, evidenciou que a proposta visa promover o desenvolvimento do Microempreendedor Individual. “Apresentaremos inovações para os negócios e expansão nas operações, além de facilitar o networking e formação continuada, visando fortalecer o microempreendedorismo e contribuir para o crescimento econômico e social da comunidade.”
Cleunice frisou que o MEI é uma modalidade jurídica com características únicas. “Ele atua de forma individual, sem outras pessoas para discutir os aspectos de gestão. Nosso objetivo, como entidade e associação, é formar um grupo com esses empreendedores para fortalecer seu papel como líderes e gestores, ajudando-os a alavancar seus negócios”, realçou.
A coordenação do Núcleo ficou assim definida: coordenadora Elaine Cezaro Schleicher, vice-coordenador Lucas Paganini, tesoureiro Nessana Nilson e o secretário Eduardo Teixeira.
Elaine assumiu a coordenação e destacou que o objetivo é criar um ambiente onde todos possam crescer juntos, utilizando as dificuldades como aprendizado e alavancando as oportunidades para avançar e expandir seus negócios. “É um desafio, além disso, é uma necessidade de colaborar com outros MEIs, com as dores coletivas que enfrentamos. É uma oportunidade de crescimento de forma mútua. A ideia é que as pessoas entrem no Núcleo de MEI e saiam porque cresceram e já não se encaixam mais nesta categoria.”
O QUE SÃO OS NÚCLEOS EMPRESARIAIS?
Os núcleos são grupos de trabalho formados por pessoas jurídicas, colaboradores, profissionais liberais ou profissionais autônomos devidamente legalizados e que se dediquem às atividades econômicas afins, associadas à ACIC. Os Núcleos não têm fins lucrativos ou econômicos, têm duração ilimitada, são reconhecidos e subordinados à ACIC, e seus integrantes são titulados nucleados.
O propósito é de promover o desenvolvimento do microempreendedor individual (MEI).
A ACIC é formada majoritariamente por micro e pequenas empresas.
Veja também
Setor produtivo e governo discutem medidas para destravar o crédito para pequenas e médias15/Abr/202115/04/21há 4 anos Quinta-feira, 15 de Abril de 202115/04/2021Os principais desafios encontrados pelos empresários são a obtenção da Certidão Negativa de Débito, agilidade na análise do crédito, ampliação do prazo de carência e de pagamento do empréstimo, além de dificuldades para apresentar a garantia real. Assunto foi debatido em reunião com representantes do COFEM, Badesc, os......
FIESC defende projetos de lei que dão alívio fiscal a empresas durante a pandemia01/Jul/202001/07/20há 5 anos Quarta-feira, 01 de Julho de 202001/07/2020Federação das Indústrias solicitou aos deputados estaduais que aprovem projetos de lei 222/2020 (que institui o Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais, em decorrência do estado de calamidade pública......