Postado em 26 de Fevereiro de 2020 às 16h45

Novos horizontes: qualificação como propulsora de crescimento do Agro

Sistema Faesc/Senar-SC forma 27 novos técnicos em agronegócio em Seara




Uma noite marcada pela alegria, pelas realizações e por lembranças fraternais representadas tanto pelos “alunos tímidos e concentrados” quanto pela “turma do fundão”. Foi assim que 27 formandos do Curso Técnico em Agronegócio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), comemoraram a colação de grau no último sábado (22) no Centro de Tradições Gaúchas Seara e Pampa, em Seara.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi destacou que fomentar a qualificação é indispensável mediante o crescimento do Agro. “Há 30 anos o Senar/SC iniciou ações de cunho social e de formação profissional para promover o desenvolvimento desse setor no Estado, aumentar a qualidade de vida e a rentabilidade das famílias rurais. O curso foi primordial para os alunos adquirirem experiências no diagnóstico e na gestão dos estabelecimentos rurais”, ressaltou.
Além de Gilmar, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, também compuseram a mesa de honra o presidente do Sindicato Rural de Seara Valdemar Zanluchi, o vice-prefeito do município Flávio Ragagnin, a coordenadora estadual da Rede e-TEC Kátia Zanela, o patrono e tutor do curso Valdir Airton Ramthum, o paraninfo e tutor do curso Lorival Zanluchi e a amiga da turma e tutora do curso Talita Cristina Taffarel.
Para o exercício da profissão com na responsabilidade social e, principalmente, nos princípios éticos, o formando Jair Miorelli conduziu o juramento.
A capacitação foi realizada em quatro semestres na modalidade à distância, totalizando 1.230 horas. “Para formar profissionais habilitados na gestão e na comercialização do Agro foram identificados os processos e os sistemas agroindustriais, desenvolvendo as potencialidades desse setor e visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços. Um dos maiores propósitos da atividade seguiu essa linha: mesclar a teoria e a prática, aproximando os alunos da realidade rural”, afirmou Kátia.
De acordo com a técnica em agronegócio Ana Júlia Casarotto outros fatores que enriqueceram ainda mais a metodologia foram as visitas técnicas, transformando os exemplos em estratégias para aplicar em sua propriedade e o projeto final. “Trabalho com gado leiteiro. Então, escolhi o tema ‘a importância do manejo de ordenha na qualidade do leite’, considerando as mudanças em relação a produção leiteira com o intuito de obter maior qualidade na produção”, relatou.
O técnico em agronegócio Luan Sgarbossa salientou a importância da qualificação para abrir novos horizontes. “A análise do Agro e das propriedades rurais locais foi superior em comparação ao início da capacitação. Colocamos a teoria em prática, suprindo as nossas dificuldades e aprofundando o conhecimento sobre a realidade rural, pois o cenário econômico muda constantemente. Cabe aos técnicos e aos produtores rurais buscarem alternativas para obter bons resultados tanto em períodos positivos quanto desafiadores”, ponderou.
Para concluir o curso, Sgarbossa abordou “Os processos acessórios nas propriedades rurais”. “Muitos jovens acreditam que a cidade pode gerar mais oportunidades e optam por mudar-se do campo. Porém, não é a nossa realidade. Se a propriedade tiver uma boa administração, o lucro pode ser maior. O agronegócio traz muitos benefícios, pois toda a população precisa de alimentos e se você tiver uma propriedade organizada é possível apresentar os benefícios e orientar essa nova geração”.
O vice-prefeito de Seara Flávio Ragagnin avaliou que o investimento dos municípios catarinenses promove dia a dia o crescimento da agricultura. “O Brasil é reconhecido por outros países, que têm o nosso País como referência em produção de proteína animal, com maior destaque ao oeste de Santa Catarina. Por isso, apostar na qualificação é essencial e a base do desenvolvimento do setor. Os formandos representam o conceito de qualificação e, em suas propriedades ou em empresas que administram ou trabalham, contribuem para o sustento da população”. 
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, o curso auxiliou para o desenvolvimento da cadeia produtiva na região, além de auxiliar os produtores rurais e as agropecuárias. Ressaltou que o papel da entidade foi fundamental na promoção da qualificação e na assistência para a realização de procedimentos indispensáveis para a aplicação do curso.
“Mais de 100 pessoas se inscreveram para preencher as 30 vagas disponíveis para a nova turma de 2020. As aulas devem iniciar dia 14 de março e vale ressaltar que a capacitação é totalmente gratuita, estimulando cada vez mais a profissionalização e a aplicação de metodologias eficientes para o desenvolvimento desse setor”, concluiu Valdemar.

Confira a lista dos novos técnicos em agronegócio:

Alan Weber Junges
Alexandro Vani
Ana Júlia Casarotto
Anderson Rodrigo Alberti
Andrei Erig
Andreia Basttistella Santin
Carlos Eduardo Cenci
Cleidiane Schwertz
Daiane Sansigolo
Daniel Júlio Engel
Daniela Carine Engel
Edisséia Sordi
Eduardo Casarotto
Fabiano Girotto
Fernando André Hilleshein
Gilvonei Gollo
Jair Miorelli
Janice Zanella
Jean Matté
Jéssica Viecelli Della Betta
Jonas Antônio Bedin
Juliana Rogelin Gollo
Ladir Rogério Grebin
Luan Sgarbossa
Rafael Suazana de Bona
Renata Somavila
Siluana Camila Scartezini
 

Veja também

Voltar para (Blog)