Evento debate os desafios na contratação de mão de obra para a cultura da cebola
Lideranças destacaram a importância da iniciativa, durante abertura (Foto Divulgação Sistema Faesc/Senar)
O evento que debateu a contratação de mão de obra na cultura da cebola reuniu número expressivo de produtores e trabalhadores rurais nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores de Ituporanga, no vale do Itajaí (SC). A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Ituporanga, e Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.
Estiveram presentes o Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, auditores fiscais do Ministério do Trabalho vindos de Brasília, representante da CNA, representantes do Sistema Faesc/Senar, do Sindicato Rural de Ituporanga e de outros Sindicatos Rurais da região, lideranças de Sindicatos de Trabalhadores, empresas de contabilidade, técnicos em segurança e saúde do trabalho, entre outros.
O evento integrou o Programa Trabalho Sustentável e teve como tema “Os desafios da NR 31 na produção de cebola”. O vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, avaliou positivamente o encontro, destacando que foi um espaço amplo de debate que permitiu aos participantes esclarecerem pontos controversos da legislação trabalhista e as interposições advindas da fiscalização do trabalho. “Os produtores rurais expuseram suas preocupações e suas inseguranças em relação à contratação de mão de obra e relataram situações que têm gerado constrangimento, especialmente quanto à contratação de mão de obra sazonal, vinda de outros estados.”
Clemerson explicou que entre os assuntos destacados em relação à mão de obra vinda de outros locais estiveram as questões dos alojamentos, da formalização da contratação, do transporte, dos EPIs e outros aspectos que tanto preocupam o produtor que quer cumprir a legislação e desenvolver bem a sua atividade rural. “Encerramos com alegria esse evento que certamente servirá para construirmos bases ainda mais sólidas na formalização da contratação da mão de obra do setor agropecuário que é tão importante em nosso Estado. Esperamos que a cultura da cebola continue a se desenvolver de forma sustentável, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social para toda a região e para o estado de Santa Catarina”.
O presidente do Sindicato Rural de Ituporanga, Arny Mohr, também celebrou o sucesso do evento, enfatizando que a iniciativa atendeu às necessidades da região e terá um papel importante na contratação de mão de obra para a cultura da cebola a partir de agora.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, debater assuntos relacionados ao trabalho sustentável na cadeia produtiva da cebola é de extrema relevância para garantir o desenvolvimento e a eficiência desse setor, que desempenha papel imprescindível na economia catarinense.
PALESTRAS
A programação contou com a participação do coordenador do Trabalho Sustentável, Luiz Henrique Ramos Lopes, que falou sobre o programa; do coordenador nacional de fiscalização rural Alexandre Furtado Scarpelli, que abordou os desafios da NR-31 na produção de cebola; e do coordenador trabalhista da CNA Rodrigo Ugueney que explanou sobre formas de contratação.
Evento que debateu a contratação de mão de obra na cultura da cebola. (Foto Divulgação Sistema Faesc/Senar)
A iniciativa foi da CNA, Sistema Faesc/Senar, Sindicato Rural de Ituporanga, e Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. (Foto Divulgação Sistema Faesc/Senar)
Encontro reuniu número expressivo de público. (Foto Divulgação Sistema Faesc/Senar)
Lideranças avaliaram positivamente o evento. (Foto Divulgação Sistema Faesc/Senar)
A programação integrou o Programa Trabalho Sustentável e teve como tema “Os desafios da NR 31 na produção de cebola”. (Foto Divulgação Sistema Faesc/Senar)
Veja também
ATeG transformando vidas: Salumeria Nonno Luigi conquista Selo ARTE23/Fev/202423/02/24há 1 ano e 9 meses Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 202423/02/2024Agroindústria integrante do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) recebeu o selo da CIDASC, durante a Faismo 2024, em São Miguel do Oeste (SC)...
Programa Agro Fraterno é lançado em Chapecó e Ipuaçu16/Ago/202116/08/21há 4 anos Segunda-feira, 16 de Agosto de 202116/08/2021A semana iniciou com dois lançamentos do Agro Fraterno – programa nacional que visa arrecadar alimentos para doação às famílias do meio rural afetadas pela pandemia da COVID-19 – em mais dois municípios do......
Escola do Século 21 forma mentes criativas31/Ago/202231/08/22há 3 anos Quarta-feira, 31 de Agosto de 202231/08/2022Administração Municipal de São Carlos inaugura Espaço de Educação Maker...