Novembro Azul destaca a prevenção e o cuidado com a saúde do homem
Médico urologista cooperado da Unimed Chapecó orienta sobre exames, diagnóstico precoce e avanços no tratamento do câncer de próstata
Alertar os homens para cuidarem da saúde é um dos principais objetivos do movimento Novembro Azul. (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)
Alertar outros homens para cuidarem da saúde foi um dos principais objetivos do movimento Novembro Azul, que nasceu na Austrália no início dos anos 2000. Na ocasião, um grupo de homens deixou o bigode crescer para se tornar símbolo do cuidado com a saúde masculina. Atualmente, entre os assuntos que a campanha aborda, o principal é incentivar a prevenção ao câncer de próstata.
Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é considerado o mais comum entre o público masculino. De acordo com o médico urologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Marcelo Zeni, no Brasil são estimados aproximadamente 70 mil novos casos da doença todos os anos. “Isso significa que existe uma incidência aproximada de um caso para cada seis homens. Trata-se de uma doença relativamente comum e que normalmente não causa nenhum tipo de sintoma, mas que, se detectada no estágio inicial, tem uma taxa de cura superior a 90%”.
O urologista destaca que um dos principais objetivo do novembro azul é lembrar os homens de iniciarem os exames preventivos. Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a partir dos 50 anos, todos devem iniciar os exames anuais. Já para quem tem histórico familiar da doença, o acompanhamento deve começar aos 45 anos.
“São recomendados os exames de sangue PSA e, a depender do perfil do paciente, podemos pedir outros testes adicionais, como o toque retal e exames de imagem, como ressonância ou PET Scan”, explica o Dr. Marcelo.
Para vencer essa doença, as novas tecnologias têm se tornado aliadas no tratamento. Uma delas, aponta o Dr. Marcelo, é a cirurgia robótica, que proporciona muitos benefícios para os pacientes. “Por meio dela, conseguimos remover a próstata e, consequentemente, tratar esse câncer, além de preservar estruturas que estão em volta da próstata, muito importantes para vida e para a saúde sexual deste homem”.
A Unimed Chapecó sabe que, viver com cuidado por quem você ama e por você, é um cuidado infinito. E esse cuidado se reflete em cada atitude saudável adotada, pois a prevenção é o melhor caminho para garantir qualidade de vida durante todo o ano.
FIESC apresenta programas para fortalecer indústrias em reunião regional12/Jul/202212/07/22há 3 anos Terça-feira, 12 de Julho de 202212/07/2022Em encontro da Vice-Presidência Regional Oeste, Federação expôs soluções da entidade a representes do Simovale, Sindiplasc, Sinduscon AMAI, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec ...