Nova Erechim avança na elaboração do Plano Diretor de Turismo
Valorizar as riquezas naturais e a cultura local ao elaborar estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo, para atrair visitantes e gerar um novo nicho econômico para investimentos. Esse é o objetivo da Administração Municipal de Nova Erechim, no oeste catarinense, ao firmar parceria com o Sebrae/SC para fomentar o segmento por meio da elaboração do Plano Diretor de Turismo.
A parceria possibilitará a adequação das leis municipais, a divulgação do município para atrair turistas, o aprimoramento dos pontos turísticos naturais já existentes e a criação de novas possibilidades. A intenção é cativar os visitantes e mostrá-los os encantos da gastronomia local e das rotas rurais.
De acordo com o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Renan Carlos Solivo, até o momento foi elaborado o projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). “Aguardamos a aprovação da Câmara de Vereadores para, posteriormente, realizarmos as reuniões para identificar os pontos que podem ser explorados”, relata.
Após a formação do Comtur os próximos passos serão conhecer projetos turísticos existentes nos municípios próximos. No último fim de semana representantes de Nova Erechim conheceram a Rota Delícias de Arvoredo. Solivo adianta que também serão visitados os pontos identificados como possíveis áreas turísticas em Nova Erechim, bem como as propriedades rurais que podem integrar uma rota rural.
“Com a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Nova Erechim conseguiremos captar recursos oriundos do Ministério do Turismo para investirmos em melhorias dos locais públicos existentes, bem como, atrair investimentos particulares em pontos turísticos. Além disso, daremos maior visibilidade ao município”, avalia o secretário municipal.
Nova Erechim, segundo Solivo, tem potencial para aprimorar o turismo rural, as trilhas ecológicas e os pontos turísticos nos três rios próximos ao município. O Camping Municipal Meia Lua, por exemplo, oferece infraestrutura completa de lazer e entretenimento para as famílias que gostam de acampar ou querem aproveitar um dia em contato com a natureza. Os visitantes também podem contemplar as belezas do Salto Meia Lua no Rio Burro Branco.
“Entre os possíveis eixos prioritários do turismo estão rota das águas, turismo cultural devido à colonização italiana e turismo gastronômico em virtude da produção de vinhos, cachaças coloniais, embutidos e mel. Sabemos do grande trabalho que temos pela frente, porém entendemos a importância de investir no setor. Cada vez mais as pessoas buscam lugares para descanso em meio à natureza, com tranquilidade e uma vida simples, mas rica em cultura, gastronomia e acolhimento. Lugares que possam marcar momentos especiais em suas vidas”, comenta o secretário.
Sebrae abre inscrições para o Empretec Summit Brasil 202031/Jul/202031/07/20há 5 anos Sexta-feira, 31 de Julho de 202031/07/2020Evento reunirá participantes de todo o País em um encontro virtual de networking, conhecimento e negócios...
Sala do Empreendedor auxilia na tomada de decisões durante a crise em Itapiranga20/Abr/202020/04/20há 5 anos Segunda-feira, 20 de Abril de 202020/04/2020Impacto econômico em todos os setores e colapso em muitos sistemas de saúde pelo mundo são alguns reflexos da pandemia do novo Coronavírus. Em paralelo a esse cenário está o bombardeio de informações......
SMOHub une forças pela inovação em São Miguel do Oeste26/Dez/202426/12/24há 11 meses Quinta-feira, 26 de Dezembro de 202426/12/2024Comprometidos com o estímulo à inovação por meio da interação e cooperação, o Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste (SMOHub) conectou neste ano 110 pessoas, entre empresas e......