Postado em 28 de Janeiro de 2020 às 17h03

Nota de informação Unimed Chapecó: Coronavírus

Ainda que não existam casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus no Brasil, o Hospital Unimed Chapecó emitiu orientações às suas equipes sobre identificação de casos suspeitos da doença, e como eles devem ser manejados.
Segundo a médica infectologista Dra. Carolina C. Ponzi, o vírus identificado na cidade de Wuhan, na China, causa sintomas respiratórios comuns a muitas outras doenças: febre, tosse e falta de ar. Somente serão considerados casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus aqueles identificados em pessoas que estiveram na China nos 14 dias que antecederam o início dos sintomas, ou que tenham contato próximo com pessoas doentes sob investigação de infecção por Coronavírus.
Dra. Carolina reforça que as medidas de prevenção para esta infecção são as mesmas utilizadas para casos de Influenza, ou seja:
·        Higiene das mãos
·        Cobrir a boca e o nariz para tossir ou respirar
·        Evitar contato com pessoas com doenças respiratórias
·        Procurar atendimento médico caso apresente febre alta, tosse e falta de ar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera prematuro declarar situação de emergência internacional, mas reconhece a urgência na China e acompanha atentamente a situação. A OMS admite voltar a reunir uma comissão de peritos para analisar a questão. Três cidades chinesas estão de quarentena. 
Enquanto isso, a OMS afirma que deve continuar a fornecer todo o apoio técnico e operacional necessário para lidar com o surto, fazendo uso de suas extensas redes de parceiros e instituições colaboradoras, a fim de implementar uma estratégia abrangente de comunicação de riscos e promover a pesquisa e os avanços científicos relativos para este novo coronavírus.
 
Texto: Andressa Recchia/Unimed Chapecó 

Veja também

Santa Catarina pede apoio aos pescadores e maricultores para prevenção à Gripe Aviária16/12/22   Os pescadores e maricultores de Santa Catarina são os novos aliados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural na prevenção à Gripe Aviária. Nesta sexta-feira, 16, o secretário Ricardo Miotto gravou uma série de áudios pedindo aos pescadores e maricultores que fiquem atentos à presença de aves doentes ou......
O leite e a segurança alimentar18/06/20 José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)