NESTE SÁBADO: Curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC forma segunda turma em Campo Alegre
Vinte e sete profissionais realizarão o sonho da formatura no Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, neste sábado (10), no polo presencial em Campo Alegre. O curso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e forma a segunda turma no município. A solenidade de colação de grau ocorrerá a partir das 19 horas, na sede da Sociedade Amigos de Campo Alegre (SACA), com a presença de familiares, amigos e autoridades municipais e do Sistema Faesc/Senar.
Com dois anos de duração e 1.230 horas, o curso tem carga horária 80% a distância e 20% presencial com visitas técnicas a campo. Os alunos têm acesso a disciplinas que envolvem desde a introdução ao agronegócio, contabilidade e economia rural, técnica de produção animal, gestão de produção e logística, marketing aplicado ao agronegócio, gestão de projetos e assistência técnica e extensão rural, entre outros temas pertinentes ao setor.
O objetivo, de acordo com a coordenadora estadual do programa Katia Zanela, é formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. “Os técnicos poderão atuar tanto em propriedades rurais, indústrias, federações e associações, como em empresas de pesquisa e fomento”, explica.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi destaca que curso é desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Alegre que auxilia na execução das aulas teóricas e práticas. “Nosso papel é realizar a educação profissional e contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Os profissionais formados pelo curso técnico em agronegócio levam para o campo o que de mais atual existe para a expansão do setor”.
De acordo com o Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina serve de referência para muitos Estados brasileiros no que diz respeito a produção rural, ocupando espaço de destaque. A agricultura barriga-verde está mais moderna, tecnificada e empresarial em face de maiores investimentos, se expande, adota cada vez mais tecnologia e busca a sustentabilidade. Figurando como modelo de harmonia entre produção e respeito ambiental. “Santa Catarina tem 183.000 estabelecimentos rurais ativos que ocupam 6,4 milhões de hectares. Nesse cenário, aumentar a produção interna bem como a exportação de commodities agrícolas é um desafio complexo, porque é necessário que seja realizado de forma sustentável. Os técnicos em agronegócio formados pelo Sistema Faesc/Senar são fundamentais para manter esses excelentes parâmetros”.
Veja também
Crescimento das cooperativas em 2019 (sem pandemia) foi 12 vezes o da economia brasileira04/Mai/202004/05/20há 5 anos Segunda-feira, 04 de Maio de 202004/05/2020Foi um desempenho histórico que, em face da pandemia do novo coronavírus, não se repetirá em 2020. As cooperativas catarinenses cresceram 13,71% em 2019 – ou seja, 12 vezes mais que a economia brasileira – e obtiveram receita operacional bruta de 40,7 bilhões de reais, de acordo com levantamento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina......
FAESC acompanha revisão do Código Ambiental de SC27/Out/202127/10/21há 3 anos Quarta-feira, 27 de Outubro de 202127/10/2021 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) acompanhará as audiências públicas programadas para ouvir sugestões de......