Postado em 27 de Maio de 2022 às 15h17

Neste sábado, 28 de maio: Núcleo de Jovens Empresários da ACIC promove Feirão do Imposto

Evento, que conscientiza sobre a carga tributária, ocorre no centro de Chapecó, das 9h às 14 horas

Conscientizar a população sobre a elevada carga tributária nacional. Esse é o objetivo do Feirão do Imposto que será promovido pelo Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Empresarial e Comercial de Chapecó (ACIC). A ação será neste sábado (28), das 9h às 14 horas, no calçadão da rua Benjamin Constant, entre as avenidas Getúlio Vargas e Nereu Ramos.
            De acordo com uma das coordenadoras da iniciativa, Stela Caroline Debastiani, neste ano o Feirão do Imposto completa 20 anos. “É um marco para o evento que, além de conscientizar as pessoas sobre a complexidade e a alta carga tributária, busca unir forças para cobrar a reforma tributária. O nosso Código Tributário Nacional é de 1966. Teremos ações para demonstrar, de maneira simples e prática, o quão desatualizado está”, frisa.
            O Feirão do Imposto contará com exposição de produtos que integram a cesta básica, mostrando a porcentagem de impostos que cada um agrega ao valor de venda ao consumidor. Também estará em exposição um carro fabricado no ano de 1966, trazendo a reflexão de quão obsoleto nosso Código Tributário é, se comparado ao veículo. “Queremos atrair as pessoas e sensibilizá-las sobre o quanto pagam de impostos e a necessidade de apoio à reforma tributária”, acrescenta outro coordenador do evento, Jaime Ceccon Júnior.
Carga tributária no BRASIL
            No Brasil, existem aproximadamente 94 tipos de tributos de competência federal, estadual e municipal. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) descobriu que em média são editadas 813 normas por dia útil. A legislação brasileira é confusa, complexa e de difícil interpretação.
            O Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou no dia 3 deste mês R$ 1 trilhão. Esse é o montante pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária. No ano passado, a marca foi registrada 16 dias depois. A explicação para a maior arrecadação, considerando o mesmo período do ano passado, se dá, principalmente, pelo aumento da inflação.
Para tentar resolver essa situação, está em estudo no Congresso Nacional um projeto de reforma tributária, proposta pelo Governo Federal, que busca simplificar o sistema tributário brasileiro extinguindo tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Eles seriam substituídos por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). “Essa proposta busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas”, comenta Stela. De acordo com Jaime, a reforma visa uma modernização desse sistema e já está em pauta há mais de três décadas. “Ter um sistema tributário eficiente é fundamental para aumentar a competitividade das empresas, acabando as discrepâncias entre setores e, assim, acelerar o ritmo do crescimento econômico do Brasil, gerando emprego e renda para a população”, enfatiza. 
Outro aspecto que precisa ser avaliado é o Custo Brasil. Um estudo elaborado pelo Movimento Brasileiro Competitivo (MBC), com apoio de associações setoriais da indústria, demonstrou que o Custo Brasil consome das empresas, anualmente, cerca de R$ 1,5 trilhão, o equivalente a 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O levantamento mostra que empresas brasileiras dedicam, em média, 38% a mais de seus lucros para pagar tributos do que as companhias da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 
 
 

Veja também

Santa Catarina busca mais agilidade no serviço de inspeção brasileiro15/09/21 Secretaria da Agricultura de Santa Catarina apresenta proposta para mudança no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O assunto foi tratado pelo secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Plínio de......
Credioeste participa da Semana do MEI em Chapecó21/05/19 Os agentes de microcrédito da Credioeste – agência de microcrédito – participam da 11ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), em Chapecó, que segue até o sábado (25). Os profissionais......

Voltar para (Blog)