NESTE SÁBADO (21), EM CHAPECÓ: Campanha “De Olho nos Olhinhos” orienta sobre retinoblastoma
Médicos oftalmologistas e pediatras e também estudantes de Medicina atuarão voluntariamente para esclarecer dúvidas sobre a doença (Foto: Divulgação).
Conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce do retinoblastoma – câncer ocular infantil mais prevalente entre crianças de zero a cinco anos. Esses são os objetivos da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos” que será realizada neste sábado (21), das 10h às 20 horas, no Shopping Pátio Chapecó. A iniciativa é da organização não governamental De Olho nos Olhinhos – fundada por Daiana Garbin e Tiago Leifert –, com apoio local da Unimed Chapecó, Puket e Bibi, ambas lojas do Shopping Pátio Chapecó.
Médicos oftalmologistas e pediatras e também estudantes de Medicina atuarão voluntariamente para esclarecer dúvidas sobre a doença, como tentar identificá-la e ressaltar a importância do diagnóstico precoce que amplia as possibilidades de chances de cura em até 90%. Eles também farão a entrega de cartilha da campanha que traz informações sobe a doença, seus sintomas e incentiva cuidados com a saúde ocular na infância.
De acordo com a oftalmologista e médica cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Lívia Brum Spagnol, este será o primeiro ano do evento em Chapecó para conscientização sobre o retinoblastoma. “Nossa intenção é orientar pais e familiares de crianças sobretudo entre zero e cinco anos, pois 90% dos casos são descobertos nessa faixa etária. Se for diagnosticado precocemente, temos um aumento das chances de cura da doença e do prognóstico visual”, ressalta.
O retinoblastoma pode não manifestar sintomas, mas pais e familiares precisam estar atentos para perceber possíveis sinais que podem indicar a presença do tumor como um reflexo branco na pupila (leucocoria) também conhecido como “olho de gato”, visível principalmente em fotos com flash. Presença de nistagmo (movimento repetitivo e irregular dos olhinhos) e o estrabismo (desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os olhos não fiquem paralelos).
Outros sinais menos comuns referem-se a vermelhidão na parte branca dos olhos, diminuição da visão, cor diferente de cada íris, globo ocular maior que o normal, dor nos olhos e ambliopia.
Tipos de retinoblastoma: unilateral, quando afeta um olho; bilateral, quando os dois olhos são afetados, com a maioria dos casos sendo hereditário; e trilateral, mais raro, quando uma criança com tumor hereditário nos dois olhos também apresenta tumor associado nas células nervosas primitivas do cérebro.
DATA COMEMORATIVA
Dia 18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinobastoma. A data foi instituída pela Lei nº 12.637/2012 para alertar e conscientizar sobre os sinais da doença.
Embarcando para Paris com as Damas de Ouro10/Abr/202410/04/24há 1 ano e 3 meses Quarta-feira, 10 de Abril de 202410/04/2024CDL Chapecó promoveu evento com a participação de mais de 350 mulheres...
Caibi promove nesta terça-feira seminário para auxiliar os microempreendedores individuais16/Set/201916/09/19há 5 anos Segunda-feira, 16 de Setembro de 201916/09/2019A Prefeitura de Caibi, por meio da Sala do Empreendedor de Caibi, promove nesta terça-feira (17), às 18h30, o Seminário Microempreendedor Individual (MEI), no auditório da administração municipal. Essa......