Postado em 01 de Julho de 2019 às 17h22

NESTA SEXTA-FEIRA: Praça de Chapecó é reinaugurada após trabalho de voluntários da FALB

A Praça Bernadete Roman no bairro Universitário, em Chapecó, ganhou uma cara nova após o trabalho dos voluntários do Programa Amigo Energia da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB). A praça foi totalmente revitalizada por empregados da Cooperativa Central Aurora Alimentos das unidades de Chapecó (FACH I, FACH II, IACH, Fábrica de Rações e Matriz) e de Guatambu (FAG). Com o apoio e a contribuição dos moradores próximos a praça, a Prefeitura de Chapecó e o comércio local, o espaço foi renovado para uso da população.
            As obras iniciaram em abril de 2018 e, após pouco mais de um ano, a comunidade terá nesta sexta-feira (5) a reinauguração do espaço. A solenidade de entrega ocorrerá às 14h30 e contará com algodão doce, mateada, pintura de rosto e muita diversão.
A coordenadora do Programa Amigo Energia, Débora Peres Mendes, destaca quejunto com a equipe de voluntários foi observada uma defasagem de espaços de lazer gratuito no município. “Em reunião com a Prefeitura foram identificadas duas praças na qual havia maior necessidade de revitalização. Após uma análise chegamos a Praça Bernadete Roman e nos reunimos com os vizinhos e moradores próximos para identificar as principais necessidades do local”, explica.
Com o auxílio de uma arquiteta da Prefeitura foram identificadas as melhorias necessárias. Entre as melhorias feitas na praça se destacam a construção de novos muros, reparação, pintura, canteiro, plantio de flores, limpeza, etc.
 “A intenção é entregar à comunidade um novo espaço, mais agradável, acolhedor e atrativo. Esse é um trabalho feito por muitas mãos e que contou com a colaboração de parceiros e, principalmente, dos vizinhos que passaram a se conhecer melhor após as reuniões para revitalização da praça”, destaca a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese Isabel Cristina Machado.
De acordo com a analista social do FACH II e uma das responsáveis pela ação, Charline Trierveiler, além de todo o envolvimento e trabalho dos voluntários e parceiros, essa ação oportunizou a aproximação entre os vizinhos que se engajaram em levantar recursos financeiros para contribuir nas melhorias necessárias.
“Muitos dos moradores afirmaram que não se conheciam e após esse movimento para melhorarmos o espaço da praça ficou nítido a aproximação e o entrosamento entre eles. Inclusive com a criação de uma rede de vizinhos que veio contribuir também com a segurança do bairro. Além disso, eles se mobilizaram para promover um bazar de roupas solidário, praticando o desapego e auxiliando pessoas que necessitavam. O valor arrecadado foi todo revertido para a melhoria da praça”, relata.
 Conforme a voluntária do FACH II Cristina Possan Zonta, o trabalho voluntário está sempre presente em sua vida. “Gosto muito de ajudar e o que espero em troca são apenas sorrisos e o bem-estar das pessoas beneficiadas. Fazer o trabalho de pintura de desenhos na praça me deixou muito grata pois ela era apagada, as pessoas mal a percebiam. Depois do início da reforma várias famílias passaram a frequentar o local. Me sinto realizada em saber que contribui para promover essa alegria. A intenção do trabalho voluntário é tornar a nossa cidade um lugar melhor para viver”. 

Veja também

Voltar para (Blog)