Postado em 09 de Agosto de 2022 às 14h20

Nesta quarta-feira: Sistema Faesc/Senar-SC participa do Encontro Nacional do Agro em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as Federações estaduais, sindicatos e associações do setor promovem, nesta quarta-feira (10), em Brasília, o Encontro Nacional do Agro. O evento reunirá, de forma presencial, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, representantes de sindicatos rurais de todo o país, das Federações estaduais de agricultura e pecuária e de associações do setor.
O presidente da CNA, João Martins, entregou, no fim de julho, o convite do evento ao presidente da República, Jair Bolsonaro, em audiência no Palácio do Planalto. Está prevista uma extensa programação que inclui debates, análises de cenários econômicos, políticos e da agenda legislativa do setor, além de palestras sobre segurança alimentar, meio ambiente e comunicação.
João Martins, fará a abertura do encontro e, em seguida, o diretor técnico Bruno Lucchi apresentará às autoridades e aos presentes no evento alguns pontos preliminares do documento “O que esperamos dos próximos governantes”.
O documento ainda passará por avaliação das Federações estaduais de agricultura e pecuária antes de ser finalizado. Ele irá conter um conjunto consolidado de propostas debatidas nas edições do Jornada CNA – Eleições 2022.
Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, o Brasil é pródigo na produção de alimentos. “As exportações brasileiras alimentam cerca de 1,5 bilhão de habitantes. Nosso protagonismo no mundo será gradativamente ampliado porque somos reconhecidos como a grande potência alimentar do Planeta. Se dependesse somente dos produtores rurais, a população brasileira teria a alimentação mais barata do globo. A agricultura é uma atividade exposta a muitos fatores imprevisíveis e, portanto, é fundamental que sejam pensadas estratégias para garantir produtividade, mesmo em momentos críticos”.
Para Pedrozo, o evento será uma oportunidade para debater as principais necessidades do setor em todos os Estados brasileiros e concluir o documento com propostas que possibilitem um futuro melhor para o agro.
Além dos temas específicos do setor, o documento tratará de assuntos como reformas tributária, administrativa e política; educação, formação e emprego; saúde e segurança; segurança alimentar; e meio ambiente (fontes de energia limpa e mercado de carbono).
O documento é o resultado de um esforço conjunto do setor para a construção de um País mais promissor e dinâmico, que funcione para a totalidade dos brasileiros.
Outras ações também estão previstas no encontro, como o lançamento da Comissão Nacional das Mulheres, do Prêmio ATeG, da 5ª edição do CNA Jovem e do Espaço Hub, e do Empregos Agro.
Ainda no evento, haverá a premiação do Concurso Prosa de Porteira e dos melhores queijos, além da assinatura de convênios com a Apex Brasil, Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também

Live sobre a gangorra do dólar e as pequenas empresas nesta sexta-feira21/05/20 Transmissão no Youtube da FIESC a partir das 11h reúne Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Célio Bayer, presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, Leonir Tesser e Caroline Tesser, da fabricante catarinense de móveis Temasa; cadeias de fornecimento e internacionalização também......
Iniciam novas turmas do Programa “De Olho na Qualidade Rural”04/09/19 Em setembro iniciam quatro novas turmas do Programa “No Campo Fase I - De Olho na Qualidade Rural”, nos municípios de Cunhataí, Iporã do Oeste, Guaraciaba e Concórdia. A solução é executada pelo......

Voltar para (Blog)