Postado em 12 de Dezembro de 2019 às 17h16

Na ponta do lápis: família aprimora gestão da propriedade com QT Rural

Gestão e controle financeiro estão entre as atividades que merecem atenção para o sucesso de uma empresa. Pensando em aprimorar esse trabalho, a Família Savoldi e Frigo, empresários rurais da Linha de Carli, em Concórdia, aceitaram o desafio de participar do “Gestão da Qualidade – QT Rural”, que faz parte do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite”. A ação visa melhorar os processos de gestão, resultando no incremento da renda e na qualidade de vida dos produtores rurais.
A família, composta por cinco integrantes, atua em uma propriedade de 31,9 hectares, com a atividade principal a produção de suínos em crechário, tendo 5.500 animais alojados. Os empresários rurais já participaram do curso “De Olho na Qualidade Rural”, também do mesmo projeto, aplicando na propriedade os conceitos de organização e boa apresentação das estruturas.
Entretanto, segundo o consultor credenciado ao Sebrae/SC Nedir P. Alixandre, faltava à família praticar o controle das despesas e receitas, uma vez que faziam somente o controle de produção da propriedade. Dessa forma, não havia como mensurar os custos de produção. “Hoje a gestão da empresa está sendo realizada pelos membros da família, que traçou a meta de reduzir em 20% o custo de produção e de aumentar sua produtividade”, revela. A intenção, de acordo com Alixandre, é a ampliação das instalações, acrescentando mais 5.000 leitões alojados.        
Para a família, a participação nesse curso foi uma grande oportunidade para melhorar a administração e o gerenciamento da empresa rural. “Agora temos uma missão e também sabemos por que nossa empresa existe. O aprendizado permitiu a definição de melhorias na nossa forma de trabalhar”, destaca Adriana, que participou e colocou em prática as ferramentas do programa e também participa como líder do time da excelência do grupo suinocultura.
A grande mudança, segundo os empresários rurais, está na compreensão de fazer o planejamento da empresa. “Aprendemos a primeiro fazer o plano escrito, resgatando o fundamento da excelência, que lembra que as palavras voam e a escrita fica. Dessa forma, sabemos que devemos traçar as estratégias e elaborar as metas, ficando mais atentos ao trabalho e também à caneta”, explica Adriana.
PARCEIROS
O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Coasgo e Cooperalfa. 

Veja também

Voltar para (Blog)