Municípios estudam estratégias conjuntas para desenvolvimento regional
“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve” é uma frase do pensador Lewis Carroll, que ressalta a importância do planejamento. Assim, como na vida pessoal e profissional é necessário traçar metas e objetivos, o mesmo é válido para o coletivo e para o desenvolvimento regional. Para contribuir com esse processo de elencar as necessidades territoriais e elaborar estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico, o Sebrae/SC promoveu, nesta semana, reunião on-line com os representantes dos municípios que compõem o Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal (CRESIM).
A etapa de alinhamento teve como foco a apresentação dos resultados obtidos com a aplicação da metodologia Swot, com pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que facilitam ou impedem a execução dos objetivos do Consórcio. Todas essas informações iniciais contribuirão para elaboração de projeto de médio a longo prazo, que levará apoio às micro e pequenas empresas dos municípios de Anchieta, Campo Erê, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e São Bernardinho.
De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira, foi realizado um cruzamento de todos os dados apontados pelos municípios. Como resultado, após o lançamento no sistema, são geradas pontuações que revelam as oportunidades mais importantes e as fraquezas que prejudicam a região. “Entre as oportunidades proporcionadas pelo ambiente externo estão: existência de legislação que permite atuar de forma conjunta; geração de empregos na região; possibilidade de emendas parlamentares e potencialidade no turismo regional”, antecipou.
O prefeito de Anchieta, Ivan José Canci, enalteceu a importância de estudar alternativas para acessar os recursos de maneira diferenciada ao que é feito pelos municípios de maneira isolada. “Vejo nos pontos apresentados oportunidades, algumas como meios e outras como direcionamento. Recentemente definimos pela criação da eficiência energética, por isso pleitearemos recursos a fundo perdido da Eletrobrás, que tem uma categoria específica para consórcio. A intenção é captar R$ 1 milhão para aplicar nos municípios de Anchieta, Campo Erê e Saltinho”, destacou ao comentar que as dificuldades dos municípios são resolvidas de maneira conjunta, pois a liderança dos prefeitos é necessária para os encaminhamentos estratégicos.
Beatriz explicou que as possíveis ameaças que podem interferir nos resultados do CRESIM são a dependência econômica de poucos setores; a falta de mão de obra qualificada; os salários pouco atraentes e o alto custo de algumas iniciativas. Aliados a esses pontos existem fraquezas como dificuldade na captação de recursos, falta padronização de processos e desconhecimento do que cada município faz atualmente por meio de outros Consórcios em que participam. “O que os municípios não podem perder nesse processo de pensar melhorias para o coletivo é o comprometimento dos prefeitos, o diálogo constante, o alinhamento de ideias, a abertura para inovação e a atuação democrática”, finalizou a consultora.
Na terceira reunião, agendada para a próxima semana, serão definidas as soluções ou projetos prioritários que os municípios desejam executar. Também serão convidados servidores municipais e secretários das pastas de Administração, Saúde, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico.
Auditorias externas reforçam compromisso da Aurora Coop com o bem-estar animal25/Jun25/06há 2 meses Quarta-feira, 25 de Junho de 202525/06/2025Aurora Coop mantém seu compromisso contínuo com a excelência nas práticas de bem-estar animal por meio da realização periódica de auditorias externas independentes. (Foto: Divulgação)...