Postado em 22 de Janeiro às 15h22

Municípios do Oeste estabelecem parceria com SESI para educação integral

Oficinas de ensino tecnológico, como Comunicação e Mídias, Robótica e Informática, são oferecidas durante o contraturno escolar

Educação em tempo integral reflete o compromisso inovador com o desenvolvimento dos estudantes

         Os municípios da região Oeste estabeleceram uma parceria estratégica notável com o SESI para promover a educação em tempo integral alinhados à Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). A iniciativa vai além de prolongar o tempo de permanência dos alunos na escola, pois está vinculada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dentro do escopo da Meta 6 do PNE, o SESI desempenha um papel crucial, oferecendo oficinas de ensino tecnológico, como Comunicação e Mídias, Robótica e Informática, durante o contraturno escolar. “As modalidades são responsáveis por expandir as habilidades dos alunos, além de estarem alinhadas com as competências sugeridas pela BNCC, o que promove uma formação mais completa e adequada às atuais demandas”, apontou o coordenador de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa.
Conforme o Ministério Público de Santa Catarina apresentou, a média total de alunos em ensino integral em todo o estado é de 15,8%, ainda distante da meta nacional que é de 25%. Contudo, os municípios da região Oeste são destaques pela implementação de importantes programas. Em Serra Alta, por exemplo, além das oficinas tradicionais, como Comunicação e Mídias, Robótica e Informática, são disponibilizadas também aulas de Reforço Escolar, contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o aprimoramento das habilidades sociais e emocionais, em consonância com o que é sugerido pela BNCC.
O município de Águas de Chapecó adotou uma abordagem abrangente ao implementar oficinas de Comunicação e Mídias, Inglês, Língua Portuguesa (para estudantes estrangeiros) e Educação Financeira durante o acolhimento. A variedade de matérias complementa o currículo escolar, proporcionando educação inclusiva, diversificada e adaptada às necessidades específicas dos alunos. Municípios como Formosa do Sul e Vargeão também buscam a implementação da escola em tempo integral, tornado a educação destes municípios cada vez mais sólida, inclusiva e aderente às demandas do mercado de trabalho.
“A disposição desses municípios, ao estabelecerem parcerias para a oferta de contraturno escolar com o SESI, é um investimento valioso no futuro dos estudantes. Além de contribuir para o alcance das metas nacionais, promove uma educação mais dinâmica e alinhada às exigências do século XXI, conforme preconizado pela BNCC”, salientou o coordenador. Rosa ainda explicou que essas ações reforçam a importância da educação em tempo integral, refletem o compromisso inovador com o desenvolvimento dos estudantes, alinhando-se aos princípios e competências propostos pelas entidades, incluindo as habilidades socioemocionais são essenciais para a formação plena dos indivíduos.

Atividades de contraturno desenvolvem as habilidades dos estudantes

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