Município de Saudades registra incremento de 9% nos CNPJs ativos
Cento e sessenta e cinco empresas iniciaram suas atividades nos últimos doze meses no município de Saudades (Foto: divulgação).
Cento e sessenta e cinco empresas iniciaram suas atividades nos últimos doze meses no município de Saudades, no oeste catarinense. Mas, como uma cidade de 10 mil habitantes, conforme dados do IBGE/2022, alcançou esse resultado? Pela implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e ao fomento ao empreendedorismo.
O Sebrae/SC e a Administração Municipal atuam em parceria desde julho de 2021 para realização do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa promove a transformação territorial e permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas de apoio ao desenvolvimento econômico. Entre os eixos trabalhados está o de desburocratização, que propõe adequações para simplificar os processos administrativos e reduzir o tempo de espera de quem deseja empreender.
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Mateus Oro, duas medidas foram primordiais para criar um ambiente local favorável aos negócios. A primeira foi a aprovação da Lei de Simplificação nº 2.428/22, que facilita e consolida os procedimentos relativos a alvará e licença para o exercício de atividade no município. E, a segunda foi a adesão ao programa SC Bem Mais Simples, em maio do ano passado, que viabilizou o enquadramento simplificado.
“Foram passos importantes no processo de fomento para abertura de novas empresas. O resultado de todo esse trabalho foi a abertura de 165 novos negócios nos últimos 12 meses, o que reflete em um crescimento de 9% nos CNPJs ativos na cidade. Esse indicador já descontando as empresas baixadas no mesmo período”, destaca Mateus. Em maio deste ano, mais um avanço no processo de desburocratização com a formalização automática de uma empresa, pois o Espaço do Empreendedor realiza a inscrição de um novo CNPJ em menos de uma hora, conforme dados do Painel Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enaltece que o município de Saudades serve de inspiração para outras cidades catarinenses. “O comprometimento da Administração Municipal em melhorar o ambiente de negócios fez toda a diferença. Essa dedicação para impulsionar o crescimento local é perceptível pelos resultados significativos alcançados que favorecem também identificar novas oportunidades, atrair investidores e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, destaca.
CONTRIBUIÇÃO
Para o assessor geral de planejamento e gestão administrativa, responsável pela Secretaria Municipal de Administração, Márcio Hart, a contribuição do Programa Cidade Empreendedora beneficiou vários setores/serviços públicos, como o Espaço do Empreendedor, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), compras públicas e turismo. “Obtivemos resultados significativos graças a essa parceria com o Sebrae/SC, que disponibiliza uma gama de soluções que contribuem para nosso desenvolvimento. Exemplo disso é a agilidade na abertura de empresas, que atualmente é realizada em menos de uma hora e, anteriormente ao programa eram necessários dias. Por isso, o município está muito satisfeito com as repercussões do trabalho”, avalia.
Pela parceria também foi realizado o Levantamento de Oportunidades que elencou as potencialidades existentes no município, eventos como Prefeitura Parceria do Empresário para incentivar a participação nas licitações ou MEI na Prática e consultorias para aprimorar a gestão empresarial nos pequenos negócios locais. Para o novo ciclo do programa 2023/2024 a ênfase será revisão do Plano Municipal do Meio Ambiente, em paralelo a revisão do Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Saneamento Básico e Código Tributário. “Enfim, ainda temos várias ações a executar para tornar o município cada vez mais empreendedor”, comenta Márcio.
Como ações complementares implementadas pela Administração Municipal, Márcio destaca a Governança Digital e Saudades Sem Papel para agilizar os procedimentos administrativos com a digitalização dos processos. “Com isso, os moradores não precisam mais se deslocar até a Prefeitura para fazer algum encaminhamento, verificar aprovação de projetos ou realizar consulta prévia para empreendimento”, comenta. Outro passo importante foi a formalização da parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) para acelerar a liberação das licenças ambientais no município.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Veja também
Chapecó agora só tem uma ligação aérea com Florianópolis22/Abr/201922/04/19há 6 anos Segunda-feira, 22 de Abril de 201922/04/2019Em razão de crise que enfrenta nos últimos anos, a Avianca Brasil deixou nesta segunda-feira (22) de operar no Aeroporto Serafim Bertaso, de Chapecó, suprimindo assim a ligação aérea que operava na rota Chapecó-Florianópolis. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) lamenta que, por enquanto, apenas uma empresa (a Azul)......
Neurovendas: técnicas para estabelecer novas conexões com o público-alvo18/Set/202018/09/20há 5 anos Sexta-feira, 18 de Setembro de 202018/09/2020Quais os critérios analisados pelo consumidor antes de efetivar uma compra? Que fatores motivam uma aquisição? Como preparar os profissionais de venda para corresponder aos anseios do cliente? De que maneira a empresa deve se posicionar......
Graduação a distância em agronegócio tem vagas abertas em SC12/Nov/202012/11/20há 5 anos Quinta-feira, 12 de Novembro de 202012/11/2020Polos em São Joaquim, Seara, São Miguel do Oeste e Braço do Norte ofertam quatro cursos nas áreas de gestão ...