Município de Coronel Freitas assina convênio para receber ações do Cooperação na Ponta do Lápis
Por meio do programa, Sicredi leva informações sobre educação financeira a escolas
As ações do Cooperação na Ponta do Lápis continuam a traçar novos avanços na área de abrangência da Sicredi Região da Produção. Nesta quarta-feira, 3 de agosto, o prefeito de Coronel Freitas, Delir Cassaro, assinou convênio para que escolas municipais recebam atividades do programa, promovido a fim de levar cada vez mais informações sobre educação financeira a escolas.
A assinatura ocorreu na agência Sicredi de Coronel Freitas, ocasião em que a instituição financeira esteve representada pelo presidente da cooperativa, Saul Rovadoscki. O ato ainda foi acompanhado pela gerente da agência local, Eliane Claudia Scatolin Farina, e pelo secretário municipal da Educação, Tiago Tosetto.
Por meio da parceria entre o Sicredi e a prefeitura, estabelecimentos da rede municipal de ensino começam a receber a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, a qual representa uma formação completa para professores trabalharem a temática utilizando uma metodologia simples e potente. Enquanto a cooperativa oferece formação e instrumentalização pedagógica de professores que atuam com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os profissionais de ensino abordam as temáticas em sala de aula, de forma adequada à realidade de crianças e adolescentes.
Segundo o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, o programa é importante por despertar nos estudantes uma maior consciência sobre seus papéis na família e na sociedade quando se fala em economia sustentável, além de mostrar como hábitos simples do dia a dia fazem a diferença na construção de uma vida mais próspera. “O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que busca colaborar para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde atua. Investir em ações sociais que fortaleçam o cooperativismo é fortificar também a cidadania e o protagonismo das pessoas”, explicou o presidente da cooperativa.
O prefeito destacou a importância da adesão ao Cooperação na Ponta do Lápis ao comentar que a iniciativa é fundamental para aprimorar a educação financeira do público-alvo. “O programa atenderá a demanda das escolas municipais e beneficiará alunos que estão na fase de conhecer o dinheiro. Com isso, entenderão como se conquista e como se economiza os recursos financeiros. Ficamos gratos pela parceria com o Sicredi e estamos contentes por oferecer mais essa oportunidade de ensino aos alunos das escolas de Coronel Freitas”.
Uma equipe pedagógica já participou de mobilização e duas etapas formativas. O próximo passo será repassar aos professores a metodologia e a proposta de trabalho. Em seguida, começam a se desenhar as estratégias de educação financeira voltadas aos estudantes.